decisivo

Nordeste dá vitória a Lula; no Sudeste, petista só venceu em Minas

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 31/10/2022 às 07:00.
 (Rovena Rosa/Agência Brasil Política)

(Rovena Rosa/Agência Brasil Política)

O resultado das urnas no Nordeste foi mais uma vez decisivo para a vitória eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eleito aos 77 anos o 39º presidente da República - na votação mais apertada desde a redemocratização do país - o petista venceu Jair Bolsonaro (PL) em todos os estados da região, onde somou 69,34% dos votos válidos. Lula vai exercer o terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto. No cômputo geral, teve vantagem superior a 2 milhões de votos sobre o adversário. 

O Nordeste é um tradicional reduto petista. O melhor resultado para Lula foi obtido no Piauí, com 76,86% dos votos válidos, contra 23,14% de Bolsonaro. O pior foi em Alagoas, com 58,68% dos votos válidos após o fechamento e apuração das urnas, contra 41,32% de Bolsonaro.

O atual presidente registrou a maior vantagem no Sul, onde contabilizou 61,84% dos votos válidos. No Sudeste, onde está a maior concentração de eleitores no Brasil, Lula saiu perdendo. Teve 45,73% dos votos válidos, enquanto o candidato à reeleição anotou 54,27%.

A região Centro-oeste também deu vitória ao atual presidente. Bolsonaro somou 60,21% dos votos válidos, contra 39,79% do petista. No Norte do país, diferença pequena, com vantagem também para Bolsonaro. O resultado final foi 51,03% para Bolsonaro, contra 48,97% para Lula.

Melhor resultado de Lula no Sudeste foi em Minas Gerais, o que acabou confirmando a “máxima” política que sustenta que candidato que vence a disputa no Estado sai vitorioso nas urnas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por