Missão da OEA

Observadores internacionais estão em Minas para acompanhar o processo eleitoral

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
30/09/2022 às 17:30.
Atualizado em 30/09/2022 às 17:37
Membros da Missão de Observação Eleitoral da OEA estão em MG (Fernando Michel / Hoje em Dia)

Membros da Missão de Observação Eleitoral da OEA estão em MG (Fernando Michel / Hoje em Dia)

Observadores internacionais estiveram presentes, nesta sexta-feira (30), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e acompanharam a coletiva de imprensa sobre o planejamento de segurança para as eleições deste domingo (2).

Membros da Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Organização dos Estados Americanos (OEA) acompanharam os trabalhos do Gabinete de Segurança Institucional, formado por juízes do TRE-MG e autoridades das forças de segurança para atender e evitar ocorrências criminais durante o pleito.

No total, há 55 especialistas e observadores da MOE em Minas Gerais e mais 14 estados (Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo) e Distrito Federal.

Eles também vão acompanhar os votos de brasileiros em três cidades estrangeiras: Porto, Miami e Washington DC.

Segundo a OEA, os especialistas vão avaliar aspectos como organização eleitoral, campanha e liberdade de expressão, participação política de mulheres, grupos indígenas e de afrodescentes, além da violência eleitoral.

A MOE está se reunindo com autoridades eleitorais e governamentais, líderes políticos, representantes da sociedade civil e observadores nacionais. Após o fim do processo eleitoral, será apresentado um relatório preliminar com observações e recomendações.

É a terceira vez que a Missão de Observação Eleitoral da OEA acompanha processos eleitorais no Brasil. Os observadores estiveram presentes durante as eleições municipais de 2020 e as gerais de 2018.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por