Operação Porto Seguro da PF pode tomar novo rumo

Amaury Ribeiro Jr. e Rodrigo Lopes - Do Hoje em Dia
22/01/2013 às 10:18.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:52

Um procurador da República de São Paulo recebeu documentos, encaminhados pelos jornalistas Luiz Malavolta e Ricardo Andreoni, que podem dar um novo rumo às investigações da operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Eles envolvem uma ONG paulista que atua em Condeúba, no sertão baiano, terra da família de Paulo e Rubens Vieira.

Suspeito

A ONG se chama “Voluntários do Sertão” ou “Amigos do Sertão”. Usa os dois nomes. O “dono” da ONG se chama Doreedson Ribeiro Pereira, o Dorinho, amigo de infância dos Vieiras. Ele mora em Ribeirão Preto, onde ninguém sabe o que faz. Ele se apresenta como empresário do agronegócio.

Irmãos

Paulo Vieira e Rubens Vieira foram presos recentemente na operação Porto Seguro, por formação de quadrilha, corrupção e outros crimes. Eram ligados à amiga muito íntima do ex-presidente Lula, Rosemary Noronha.

Poder

Os irmãos Vieira haviam loteado a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Agência Nacional de Águas (ANA) e Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq).

O caso

A ONG entra na história para servir de arrecadadora e lavadora de dinheiro público. Parte dos recursos destinados a atender gente pobre era usada para outras finalidades.

Atuação

A principal atividade da ONG era contratar artistas populares para shows gratuitos em Condeúba e região. Segundo a denúncia, os eventos eram contabilizados com notas superfaturadas.

Amado Batista

Entre os artistas contratados estão Amado Batista e Padre Fábio Mello. Na internet é possível ver Amado Batista agradecendo a ajuda de Rubens Vieira, diretor da Anac. Vieira usou o poder público para ajudar o amigo artista. Assista:

Perfil

Dorinho é um camarada misterioso. Filho do sertão baiano, vem de família pobre. Mas ficou rico. Tem avião que usa para se deslocar de Ribeirão Preto (SP) para Condeúba. Foi amigo de infância dos Vieiras.

Negócios

Na denúncia, o grupo usava restaurantes que possui em áreas nobres de São Paulo, em nome de “laranjas”, todos de Condeúba, para esquentar o dinheiro da ONG, de convênios e outros esquemas que mantinha.

Novo partido

O Partido da Solidariedade, articulado nos bastidores pelo presidente da Força Sindical, o deputado Paulo Pereira da Silva, atualmente no PDT, já tem estatuto e iniciou a coleta de assinatura.

Meta

Uma das propostas é abrigar descontentes de vários partidos e tentar “segurar” o crescimento do PSD, do ex- prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Em Minas, o deputado federal Alexandre Silveira (PSD) planeja assumir o comando da sigla, caso não prospere a negociação para sua volta para o PR, legenda que o elegeu em 2002.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por