Inconstitucional

Oposição entra com ação no STF para anular perdão de Bolsonaro a Daniel Silveira

Leíse Costa
leise.costa@hojeemdia.com.br
22/04/2022 às 17:17.
Atualizado em 22/04/2022 às 18:12
 (Luiz Macedo/Câmara dos Deputados)

(Luiz Macedo/Câmara dos Deputados)

Os partidos Rede Sustentabilidade e Psol entraram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (22) pedindo a anulação do indulto presidencial concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pela Corte a 8 anos e 9 meses de prisão por crimes de ataques à democracia.

A ministra do STF Rosa Weber foi a sorteada para ser relatora da ação.

"Não satisfeito com o resultado do julgamento, que sequer é definitivo, resolveu portar-se como uma instância revisora de decisões judiciais, à revelia da dinâmica constitucional insculpida pelo mais basilar fundamento do constitucionalismo moderno: a separação de Poderes", afirma trecho da ação.

De acordo com o documento, os argumentos utilizados por Bolsonaro para conceder o benefício da graça são equivocados. Além disso, a Rede afirma que o ato do presidente incentiva o caos institucional e desrespeita a competência constitucional penal do STF.

"O mesmo presidente que sempre clamou pela animosidade institucional contra o Judiciário e contra alguns setores do Parlamento é aquele que, se não for parado, não aceitará eventual resultado de pleitos eleitorais em outubro", diz a ação.

“Cortina de fumaça”

Ainda na quinta-feira (21), o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) já havia publicado em uma rede social que também entraria com ação no Supremo contra a medida de Bolsonaro, mas desistiu e vai endossar a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) protocolada pela Rede e Psol.

Para o deputado mineiro, Bolsonaro não respeitou o rito do Supremo, uma vez que a condenação a Silveira ainda cabe recurso e que a intenção real é criar uma “cortina de fumaça” com o objetivo de causar um cenário de ruptura democrática.

“O que isso interessa ao povo? Ele não quer discutir o Brasil real; existem são mais de 20 milhões de brasileiros passando fome, 30 milhões desempregados. Essa rapidez com que ele agiu para defender um bandido de estimação só serve para alimentar a base radicalizada. O que ele quer é uma crise institucional porque ele sabe que vai perder nas eleições e todo autoritário quando se elege tenta implementar uma ditadura”, afirma.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por