Patrus Ananias aposta nas realizações na área social

Ana Flávia Gussen, Humberto Santos e Jean Piter - Do Hoje em Dia
17/09/2012 às 10:52.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:20
 (Maurício de Souza)

(Maurício de Souza)

Com um forte apelo social, o candidato petista Patrus Ananias tem procurado vincular sua imagem à de eficiente gestor público ao explorar suas experiências como prefeito da capital na década de 1990 e como ministro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por concorrer com o atual prefeito e ex-aliado, Marcio Lacerda (PSB), o petista volta suas críticas, principalmente, para a área da saúde. Educação e mobilidade, assim como na campanha do adversário, também surgem como prioritárias.

A pedido do Hoje em Dia, especialistas das diversas áreas avaliaram as propostas dos dois principais concorrentes à prefeitura da capital. Na edição de ontem, foram apresentadas as proposições de Marcio Lacerda. Hoje, trazemos as de Patrus Ananias.

Saúde

O petista propõe a abertura dos centros de saúde nos fins de semana. Ele também pretende aumentar de nove para 18 o número de centros de especialidades médicas na capital. As propostas são aprovados pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde MG), Renato Barros. “É algo que pode reduzir as filas nos hospitais e consequentemente melhorar o atendimento”, avalia.

O candidato do PT também coloca como prioridade a construção de um centro de imagem e a contratação de novos profissionais. Renato Barros diz que ampliação do quadro de servidores da Saúde precisa ser feita com urgência. “Isso reduz a procura nos hospitais e ainda barateia o custo desses procedimentos que hoje são terceirizados”.

Educação

Universalizar o ensino para crianças de zero a cinco anos nas escolas integradas e nas creches, além de construir 135 unidades educacionais são as propostas do petista.

Para a professora Mônica Batista, investir no ensino infantil é o diferencial do candidato. Porém, a universalização total é, para ela, difícil de ser alcançada.
Patrus pretende, ainda, atender à reivindicação da classe de integrar educadoras infantis ao quadro de professores da rede de ensino municipal. “A prefeitura não exige mais graduação para orientadores das faixas menores. O que queremos é isonomia no salário e na qualificação”.

Mobilidade Urbana

A ampliação do metrô está entre as prioridades de Patrus Ananias. Ele pretende implantar a linha Barreiro-Calafate e depois estender até a região dos hospitais.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerias (CAU-MG), Joel Campolina, considera que a expansão do metrô é importante.

Quanto à implantação do BRT na Avenida Amazonas, o especialista avalia que o custo das desapropriações seria elevado. Campolina comemora a proposta do petista de aumentar o número de ônibus nos horários de pico.
 
Leia mais na edição digital

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por