Suposta 'Rachadinha'

Pedido de cassação do vereador Léo Burguês é protocolado na Câmara Municipal de BH

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
30/01/2023 às 15:48.
Atualizado em 30/01/2023 às 16:50

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) recebeu um pedido de cassação do mandato do vereador Léo Burguês (União) por suposta participação no crime de "rachadinha", conforme investigação da Polícia Civil. A rachadinha refere-se à prática de devolução de parte dos salários recebidos pelos servidores ao legislador.

O pedido foi protocolado na CMBH na manhã desta segunda-feira (30) por um advogado. Cabe à Mesa Diretora aceitar ou não o pedido e dar início a tramitação do processo no Legislativo Municipal.

O presidente da Câmara, vereador Gabriel (sem partido), dará uma entrevista nesta tarde junto com o corregedor da CMBH, vereador Marcos Crispim (PP), para comentar o assunto e as providências que serão tomadas.

Léo Burguês foi um dos principais adversários do vereador Gabriel durante o processo de eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, que contou inclusive com discussões acaloradas e intervenção da segurança da Casa para evitar que parlamentares trocassem tapas no plenário.

Na manhã do último sábado (28), dois assessores do vereador foram exonerados. Frequente nas redes sociais, Léo Burguês não comentou o assunto.

Em nota, a A defesa do vereador informou que, em relação às notícias que indicam indiciamento pela Polícia Civil, "deixando clara, inicialmente, a indignação pela divulgação de investigações cujo sigilo foi decretado pela Justiça e que tem sido sistematicamente violado apenas para prejudicar a imagem do vereador".

"Assim, mantendo o respeito às instituições e à decisão judicial de sigilo, a defesa externa que o indiciamento baseia-se em testemunhos de credibilidade suspeita e informações absolutamente descontextualizadas, que serão devidamente combatidas pelos instrumentos jurídicos cabíveis, isso se eventualmente for proposta alguma ação penal. Reitera que não houve prática de qualquer ilícito nem pelo Vereador nem por nenhum de seus funcionários, que sempre exerceram suas funções dentro da legalidade e no interesse da comunidade, e que o trabalho árduo em favor da sociedade permanece acima de qualquer especulação". 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por