Eleições 2022

Pesquisa Datafolha mostra Lula 18 pontos à frente de Bolsonaro

Da Redação
Publicado em 28/07/2022 às 20:42.
 (Montagem)

(Montagem)

Lula (PT) lidera as intenções de voto à Presidência da República segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28). Levantamento mostra o candidato petista com 47% no primeiro turno, contra 29% de Jair Bolsonaro (PL).

Foram apresentados como candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D'Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Lula manteve o mesmo patamar da pesquisa estimulada realizada em junho. Já Bolsonaro subiu um ponto percentual (de 28% para 29%). Ciro Gomes (PDT), em terceiro lugar, manteve os 8% da pesquisa anterior. 

O índice de votos em branco/nulo/nenhum caiu de 7% para 6%.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-01192/2022.

Espontânea
No levantamento espontâneo (em que nenhum nome é apresentado ao entrevistado), Lula aparece com 38%, contra 26% de Bolsonaro. Ciro tem 3%.

Nessa modalidade da pesquisa, é alto o percentual de pessoas que não sabem em quem irão votar: 25%. Já os que dizem que optarão pelo voto branco/nulo/nenhum ficou em 6%.

Segundo turno
Em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a pesquisa Datafolha mostra que o petista venceria, com 55% dos votos (queda de dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior). O presidente Bolsonaro teria 35% dos votos (contra 34% na pesquisa de junho.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por