Pesquisa eleitoral encomendada pelo banco BTG Pactual mostra estabilidade entre os principais candidatos à presidência da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança com 42% das intenções de voto, contra 34% de seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição.
O principal destaque da pesquisa ficou com a candidata Simone Tebet (MDB), que subiu dois pontos percentuais desde o último levantamento, realizado em 29 de agosto. A senadora por Mato Grosso do Sul alcançou 6% das intenções de voto e, agora, está tecnicamente empatada com o terceiro colocado, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), que caiu um ponto percentual e passou a ter 8% das intenções.
Confira os números de todos os candidatos:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 42%
- Jair Bolsonaro (PL): 34%
- Ciro Gomes (PDT): 8%
- Simone Tebet (MDB): 6%
- Pablo Marçal (Pros): 1%
- Vera Lúcia (PSTU): 1%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
José Maria Eymael (DC), Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram.
A pesquisa também avaliou possíveis cenários de segundo turno. Em todos os simulados, o petista termina como vitorioso.
Auxílio Brasil
A pesquisa também fez o cruzamento entre intenção de voto e o fato de receber ou não o Auxílio Brasil. De acordo com os resultados apresentados, o benefício dado pelo Governo Federal não provocou grandes alterações nos cenários.
Lula continua liderando em todos os cenários e manteve o topo inclusive no grupo que "recebe" o auxílio. A principal queda foi registrada no grupo "não recebo, mas na minha casa alguém recebe", quando o petista passou de 62% para 48%, repetindo o movimento de pesquisas anteriores.
O levantamento mostrou ainda que 82% dos eleitores não recebem e nem moram com alguém que receba o Auxílio Brasil.
A pesquisa foi realizada pelo instituto FSB, sob encomenda do BTG Pactual. Foram ouvidos dois mil eleitores em todo o Brasil, entre 2 e 4 de setembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Ele foi registrado no TSE sob o número BR-01786/2022
Leia Mais: