Eleições 2022

PL confirma Carlos Viana como candidato ao governo de Minas

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
02/08/2022 às 17:00.
Atualizado em 02/08/2022 às 17:45
Carlos Viana terá o apoio do presidente Jair Bolsonaro (Reprodução )

Carlos Viana terá o apoio do presidente Jair Bolsonaro (Reprodução )

O senador Carlos Viana está confirmado como candidato ao governo de Minas Gerais nas eleições de 2022 pelo PL. A decisão foi tomada nesta terça-feira (2), em reunião no Palácio do Planalto, em Brasília.

O encontro contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e do senador Flávio Bolsonaro (PL), além do próprio Viana. Também estavam presentes os deputados federais Marcelo Freitas (União) e Gilberto Abramo (Republicanos). O deputado Euclydes Pettersen (PSC-MG) participou por teleconferência.

“Nós avaliamos o cenário atual em Minas Gerais e os caminhos que temos para garantir a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Ficou decidido que a minha candidatura será mantida”, afirmou Carlos Viana.

O candidato a vice-governador ainda não definido, mas deve sair da aliança com o União Brasil. O deputado estadual Cleitinho (PSC) será o candidato a senador da chapa, que também terá a participação do Republicanos.

Viana disse que recebeu instruções do presidente da República para a campanha. “O presidente Bolsonaro deixou claro que o principal objetivo é mostrarmos o quanto já foi feito por Minas e apresentarmos os planos que temos para melhorar a vida dos mineiros no futuro”, finalizou.

Histórico

O senador Carlos Viana falou sobre uma possível candidatura ao governo estadual, pela primeira vez, em agosto de 2021, quando ainda era filiado ao PSD. Como o então prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, já era apontado como candidato do partido, Viana alertava que poderia mudar de sigla. Inclusive, o senador fez elogios ao Kalil, hoje adversário na corrida ao Palácio de Tiradentes e apoiado pelo ex-presidente Lula (PT).

“Estou disposto a concorrer ao governo do Estado, não vim para a política para me acomodar e vamos analisar o partido. Hoje, o PSD está muito alinhado com o Kalil, que é um bom candidato e tem feito uma administração aprovada, foi eleito de uma forma muito expressiva e está disposto. Se ele for e o PSD decidir por ele, claro que vou buscar outro caminho”, disse o senador em entrevista à rádio Itatiaia na manhã do dia 16 de agosto do ano passado.

Já no início de abril de 2022, Carlos Viana acertou a filiação ao Partido Liberal, PL, e foi apresentado como pré-candidato ao governo de Minas, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, do mesmo partido.

Mas essa candidatura pareceu ficar na corda bamba por algumas vezes. É que Bolsonaro fez alguns acenos a Romeu Zema, devido ao alto percentual de intenções de votos que o governador aparece nas pesquisas.

“Time que está ganhando não se mexe”, chegou a dizer Jair Bolsonaro, durante um evento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) no dia 26 de maio, se referindo a uma reeleição do governador Romeu Zema.

Até a semana passada, a direção nacional do PL, presidido pelo ex-deputado Waldemar Costa Neto, mantinha a expectativa de uma parceria, mesmo que informal, entre o governador e Bolsonaro. Mas, no último fim de semana, o partido Novo, lançou como candidato próprio, ao Palácio do Planalto, Felipe D’ávila, afastando de vez a possibilidade de apoio de Zema à reeleição do presidente.

A convenção aconteceu em São Paulo e, inclusive, contou com a presença do governador de Minas. Com isso, Carlos Viana foi confirmado como candidato de Jair Bolsonaro no Estado mineiro.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por