Prefeito de Sabará explica contrato com o Itaú Unibanco

Patrícia Scofield - Do Hoje em Dia
25/12/2012 às 08:01.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:01
 (EUGÊNIO MORAES - 28/04/2009)

(EUGÊNIO MORAES - 28/04/2009)

O prefeito de Sabará, William Borges (PV), foi intimado, nesta segunda-feira (24), a prestar esclarecimentos sobre possíveis irregularidades no processo de licitação que contratou o Itaú Unibanco a R$ 1,4 milhão, para prestar o serviço de pagamento de salários da administração municipal.

O juiz de direito no plantão forense na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Geraldo Rogério de Souza, concedeu, no último sábado, uma liminar para suspender o processo, até que seja feita a análise do mérito, prevista para início de 2013.

A ação popular foi ajuizada pelo prefeito eleito nas últimas eleições de outubro, Diógenes Fantini (PMDB), que já ocupou, por duas vezes, o cargo de prefeito em Sabará.

Segundo o magistrado, não houve a publicação, no diário oficial do município, dessa licitação entre o balanço dos processos realizados pela Prefeitura de Sabará durante o ano de 2012. Rogério de Souza questiona ainda o valor contratado que, segundo ele, está aquém do preço realizado pelo mercado, e o fato de o Itaú Unibanco ter sido o único licitante. O magistrado não informou a estimativa do valor adequado para a contratação do serviço em questão.

“Vamos apreciar se houve favorecimento para o Banco Itaú, já que outras instituições não entraram na disputa. Além disso, o valor do contrato me parece baixo para a realização desse tipo de serviço. São sinais de fumaça que precisam ser analisados com calma”, aponta o juiz.

De acordo com o secretário municipal de Recursos Humanos de Sabará, Judson Martinez, o Itaú Unibanco era o banco responsável pelo pagamento da folha de pessoal da prefeitura até setembro deste ano, quando venceu o contrato e outro edital foi publicado para renovar a prestação do serviço.

“Abrimos uma licitação e o único banco que compareceu ao pregão 116/2012 foi o Itaú Unibanco”, diz Martinez. Ele afirma que não tem conhecimento sobre irregularidades no processo e que todas as demais instituições financeiras poderiam ter participado do processo. O Hoje em Dia tentou contato com o atual prefeito de Sabará, mas não obteve resposta.

A assessoria de imprensa do Itaú Unibanco afirmou que a participação do banco no processo licitatório “não está em xeque” e que a “responsabilização” cabe à Prefeitura de Sabará. “O Itaú não cometeu irregularidade, apenas apresentou a proposta para o município. Não temos o que comentar além disso”, informou.

Disputa nas urnas

No último pleito, Fantini derrotou o prefeito e candidato à reeleição William Borges em disputa acirrada. O candidato do PV contou com o apoio de oito partidos, inclusive o do irmão, o secretário de Estado de Regularização Fundiária, deputado Wander Borges (PSB), mas obteve 1.349 votos a menos que o principal adversário. Borges teve 43,99% da votação. Com o apoio do PT, o peemedebista obteve 46,22% dos votos válidos, ou 27.902 votos. A abstenção na cidade foi de 14,81%.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por