Logotipo Hoje em Dia

Redação: (31) 3253-2207

Terça-Feira,30 de Abril

PSDB mineiro fala em "agenda" para Aécio Neves

Humberto Santos - Do Hoje em Dia
05/12/2012 às 05:56.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:03

(Toninho Almada/Hoje em Dia)

Os tucanos mineiros articulam uma “agenda política” para reforçar o nome do senador Aécio Neves antes de lançá-lo oficialmente como candidato do PSDB à Presidência. Na última segunda-feira, Aécio disse que “não é tempo de candidatura” e que vai esperar 2014 para anunciar sua decisão.

O tempo de espera entre a pressão dos caciques tucanos para que Aécio assuma o papel de candidato e a decisão do senador seria suficiente para o PSDB construir um discurso de oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff, provável adversária do tucano na próxima eleição presidencial.

A estratégia será feita em duas frentes. O primeiro movimento será a realização de um congresso nacional da legenda para discutir um conteúdo programático mais próximo da população.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se comprometeu a fazer um texto base, que será encaminhado para os filiados e setores da sociedade. Depois, as contribuições serão discutidas no congresso. O encontro vai resultar numa plataforma para as propostas do candidato tucano em 2014.

O segundo ato será fazer o senador percorrer o país e monopolizar o espaço do partido na propaganda partidária gratuita.

“Aécio é uma liderança inquestionável. No Sudeste é mais conhecido e temos o desafio (de fazê-lo conhecido) no Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Temos as redes sociais, mas o grande instrumento é a TV. Teremos o espaço do partido em rede nacional”, diz o presidente do PSDB em Minas, deputado federal Marcus Pestana.

Para que Aécio possa estrelar os programas do PSDB na TV, a proposta seria ele se tornar o presidente nacional da legenda. Com isso, os deputados federais mineiros apoiariam o nome do deputado paulista Carlos Sampaio para a liderança na Câmara dos Deputados. O ato garantiria a unidade do partido. Pestana nega o arranjo.

“Uma coisa não está vinculada à outra. A presidência do partido está sendo discutida e a decisão sairá em abril do ano que vem. As lideranças vão decidir no ano que vem. Em nome desse projeto, o Domingos Sávio e Paulo Abi-Ackel estão abrindo mão”, afirmou Pestana.

O governador Antonio Anastasia afirmou que só depende de Aécio para confirmar candidatura. “Há uma grande inclinação consolidada em favor do Aécio. Claro, dependerá da sua vontade. Em Minas, o ambiente é favorável”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por