PSDB oficializa Serra candidato à Prefeitura de SP

Guilherme Waltenberg e Felipe Frazão - Agência Estado
Publicado em 24/06/2012 às 17:00.Atualizado em 21/11/2021 às 23:04.

SÃO PAULO - O PSDB oficializou neste domingo (24), a candidatura de José Serra à Prefeitura de São Paulo. Realizado no ginásio do Ibirapuera, zona sul da capital, o evento contou com a participação das principais lideranças da sigla.

Em resposta ao lema da pré-campanha do petista Fernando Haddad, que prega o "novo" para São Paulo, Serra ressaltou sua experiência política e lembrou as realizações de sua gestões tanto como prefeito da cidade quanto como governador do Estado de São Paulo. "O tempo não desgasta os que lutam. Experiência é virtude", disse ele, alfinetando Haddad, que nunca concorreu a cargos eletivos: "Não estou aqui para experimentar. Estou aqui para avançar São Paulo".

Sob aplausos e gritos de "volta", Serra recorreu à frase "não passarão", da líder esquerdista da guerra civil espanhola Isidora Dolores Ibárruri Gómez, também conhecida como La Pasionaria, para criticar o discurso do PT. "Gente que fez pouco ou praticamente nada por São Paulo vai falar mal da cidade. Mas eles não passarão", discursou o candidato do PSDB.

Serra afirmou que, caso eleito, sua gestão usará recursos tecnológicos para oferecer serviços à população. "Será um governo parecido com Nova Iorque e Chicago", pregou ele.

Para Serra, é necessário ampliar as parcerias com o governo federal e continuar as estabelecidas com o estadual. Segundo ele, São Paulo precisa de um candidato com "independência" e "peso político" para fazê-las. "Isso é tarefa de um prefeito independente e com peso político e ousadia nas coisas", disse, em autorreferência.

Presente no evento, o governador Geraldo Alckmin disse que São Paulo não é terra de candidato do "bolso do colete." "Serra é candidato do povo", emendou o governador.

A ex-primeira dama Ruth Cardoso, que faleceu há quatro anos, foi homenageada por Serra. "Seu espírito era inovador. Ruth, você está aqui entre nós", afirmou ele.

Chalita vai disputar pelo PMDB

Também neste domingo, em ato com forte esquema de segurança na região central de São Paulo, o PMDB também realizou sua convenção para oficializar a candidatura de Gabriel Chalita à Prefeitura de São Paulo.

Lideranças da sigla, entre elas o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp, participaram do evento. Em rápida entrevista, Chalita prometeu definir o vice até quinta-feira (28), e disse que o nome provavelmente será do PMDB ou dos partidos da base aliada, PSC, PSL, PTC.

Michel Temer assegurou que participará da campanha nos programas de televisão e afirmou que o pleito não vai interferir na relação do PMDB com o PT no governo federal. "Não se pode deixar que a disputa local em São Paulo ou em qualquer lugar do País contamine a aliança nacional", disse.

No sábado, o PPS confirmou Soninha Francine como candidata.

Já o PRB lançou, em convenção estadual realizada em janeiro deste ano, o jornalista e ex-deputado federal Celso Russomanno como seu pré-candidato. No evento, o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, fez questão de “ratificar” que o PRB terá candidato próprio na disputa pela sucessão do prefeito Gilberto Kassab (PSD).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por