Logotipo Hoje em Dia

Redação: (31) 3253-2207

Terça-Feira,30 de Abril

PT prevê vitória eleitoral em grandes cidades

Daiene Cardoso
19/10/2012 às 18:30.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:22

A uma semana do fim das eleições municipais, a Executiva Nacional do PT se reuniu em São Paulo nesta sexta-feira (19) para avaliar as chances do partido nos 22 municípios com mais de 150 mil eleitores onde a sigla disputa o segundo turno. "A avaliação nas 22 cidades é que estamos liderando em boa parte delas nas pesquisas, em outras estamos com uma pequena diferença (atrás) e outras com uma diferença maior. Nossa previsão é de que vamos ganhar em mais da metade", comentou o presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão.

Nas contas da legenda, São Paulo, Santo André (ABC Paulista) e João Pessoa (PB) apresentam quadros "quase definidos" com as candidaturas de Fernando Haddad, Carlos Grana e Luciano Cartaxo, respectivamente. Apontada como prioridade, a campanha de Haddad foi considerada pela cúpula petista como "em rota de cruzeiro".

Em cidades como Campinas (SP) e Fortaleza (CE), onde as pesquisas de intenção de voto apontam um empate entre os candidatos, Falcão disse que o equilíbrio na disputa impede qualquer aposta. "Como se viu em algumas eleições, é muito arriscado fazer um prognóstico, seja quando (o candidato) está um pouco na frente, seja (o candidato) quando está um pouco atrás", ponderou.

Em casos como Manaus, onde o PT apoia a candidatura de Vanessa Grazziotin (PCdoB) mas o tucano Artur Virgílio Neto segue com vantagem nas pesquisas, não está descartada a ida da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "É claro que a presença do Lula e da Dilma, em algumas destas cidades, pode ser o empurrãozinho que está faltando", afirmou. Até o momento está confirmada a presença de Lula em Salvador (BA), Taubaté (SP), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e cidades paulistas como Guarulhos e Campinas. Cuiabá (MT) também poderá contar com o reforço do ex-presidente. Já Dilma estará nesta sexta-feira em Salvador e sábado em Campinas e na capital paulista.

Na reunião desta manhã, os dirigentes do PT decidiram que o partido também vai manter a mobilização em cidades onde tem o vice na chapa, como São Gonçalo e Nova Iguaçu (RJ), Jundiaí (SP) e Curitiba (PR). Em relação aos palanques dos aliados, o partido definiu que apoiará o PSD em Blumenau e Joinville(SC) e o PMDB em Florianópolis (SC). A cúpula também deliberou sobre cidades no Espírito Santo: em Cariacica a sigla ficará neutra, em Vila Velha optou-se pelo "não ao DEM" (para impedir que prefeitos petistas da região anunciassem apoio ao candidato do DEM) e em Vitória não haverá apoio a nenhum dos candidatos que disputam o segundo turno.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por