Internacional

Revista Time estampa Lula na capa e fala sobre vida, polêmicas e possível retorno à presidência

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
04/05/2022 às 14:39.
Atualizado em 04/05/2022 às 14:42
 (Reprodução Revista Time)

(Reprodução Revista Time)


Com uma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estampando a capa, a revista americana Time, uma das mais relevantes do mundo, diz que o petista é o maior líder popular do Brasil. Na reportagem publicada nesta quarta-feira (4), que recebeu a chamada “Lula, segundo ato; Maior líder popular do Brasil busca retorno à presidência", a jornalista Ciara Nugent compara a trajetória de Lula aos enredos de heróis da literatura. 

“A vida de Luiz Inácio Lula da Silva já completou vários arcos dramáticos. Primeiro, a jornada do herói: uma criança nascida na pobreza se muda para a cidade grande, sobe para liderar um sindicato e depois se torna o presidente mais popular da história do Brasil moderno. Em seguida, a tragédia: um estadista célebre é apontado em um esquema de corrupção impressionante, enviado para a prisão e forçado a assistir do lado de fora enquanto os rivais desmantelam seu legado”, narra a jornalista.

Segundo a publicação, a reviravolta no enredo de Lula começou com a anulação da condenação do petista pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou imparcial o julgamento feito pelo ex-juiz e ex-ministro, Sérgio Moro. A revista diz ainda que Lula assistiu da cadeia seus sucessores desfazerem seu legado e agora quer voltar à presidência.

“Mas ele não hesitou em retornar à política de linha de frente. 'Na verdade, eu nunca desisti', ele (Lula) resmunga em sua famosa voz rouca, mais rouca com a idade", diz um trecho da reportagem.

A entrevista foi concedida à revista no final de março. Ao longo do texto, o ex-presidente fala de números da economia durante seu governo, diz que acredita ser capaz de ajudar o Brasil a retomar o caminho do desenvolvimento e entrou em assuntos polêmicos da política internacional, como a guerra na Ucrânia.

Segundo publicação, Lula condenou o conflito e disse que não se pode atribuir culpa pela guerra da Ucrânia apenas aos Russos e que os demais líderes mundiais poderiam ter feito mais, dialogado mais, para tentar evitar a guerra. “Mas não é só o Putin que é culpado, são culpados os Estados Unidos e é culpada a União Europeia. Qual é a razão da invasão da Ucrânia? É a OTAN? ”, diz Lula em outro trecho.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por