Brasília

Risco de atentado faz novo governo revisar esquema de segurança montado para a posse de Lula

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
26/12/2022 às 14:58.
Atualizado em 26/12/2022 às 15:17
Armas apreendidas com organizador de atentado contra posse de Lula (PCDF)

Armas apreendidas com organizador de atentado contra posse de Lula (PCDF)

A tentativa de atentado na noite de sábado (24), organizado por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), contra a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez disparar um alerta dentro da equipe de transição. O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que vai revisar todos os passos e processos de segurança adotados para a posse do petista.

Dino demonstrou preocupação com a escalada da violência entre os apoiadores de Bolsonaro e que medidas extras de segurança serão adotadas. “Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá”, afirmou.

Segundo o futuro ministro, os acampamentos de bolsonaristas, montados em frente a quarteis do Exército em todo o país, deste o fim das eleições, viraram “incubadoras de terroristas”, que precisam ser desfeitas o mais rápido possível. 

A futura primeira-dama, a socióloga Janja, cuida da posse e foi às redes sociais garantir que a programação prevista está mantida e vai acontecer em segurança. “Estamos trabalhando muito para garantir que todos participem dessa festa histórica com toda segurança”, disse.

Atentado

Na véspera de Natal, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) interrompeu um plano de atentado com  explosão de uma bomba instalada em um caminhão tanque, próximo ao aeroporto de Brasília.

O delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, explicou que o criminoso tem registro de Caçador, Atirador e Colecionador – CAC, mas tudo que foi apreendido está fora da norma. “Se esse material adentrasse o Aeroporto de Brasília, seria uma tragédia, mas nós conseguimos interceptar e evitar”, ressaltou.

A polícia prendeu o homem suspeito. Ele é do Pará e mudou-se para o acampamento bolsonarista montado em Brasília após as eleições.

Conforme as investigações, o suspeito confessou que tinha a intenção de cometer um crime no aeroporto. “Queremos destacar que a PCDF vai prender qualquer pessoa que atente contra o Estado Democrático de Direito, com ameaças e, agora, com bombas. Não permitiremos, em Brasília, esse tipo de manifestação que atente contra vidas, o direito de ir e vir das pessoas ou mesmo patrimônios”, afirmou.

De acordo com a PCDF, o motorista do caminhão percebeu que uma caixa havia sido colocada em seu veículo e acionou a polícia. Segundo as investigações o motorista do caminhão não tem ligação com a tentativa de atentado. Um segundo suspeito foi identificado pela PCDF, mas ainda não teve o nome identificado.

Prevenção

Como medida preventiva, o Senado Federal proibiu a entrada de visitantes até a posse do petista, prevista para 1º de janeiro, em cerimônia no Congresso Nacional.

Festa

A festa prevista para a posse de Lula envolve um festival com a presença de diversos artistas, que começa às 11h, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Às 12h está previsto o início de um desfile do presidente eleito, em carro aberto, partindo da catedral de Brasília e seguindo até a Praça dos Três Poderes. A partir do cortejo presidencial Lula será empossado no Congresso Nacional e segue para a tradicional subida da rampa do Palácio do Planalto, onde deve fazer uma fala ao público. 

Apesar do risco elevado, não há previsão de mudanças neste programa, mas o governo eleito alertou que podem haver mudanças imprevistas de horários e trajetos.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por