Pancadaria no Mineirão

Sem presença do secretário de Zema, reunião na ALMG é marcada por críticas a ‘aulão’ sobre IA

Nova audiência deve ser marcada para ouvir o secretário estadual de Educação, Rossieli Silva

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 26/11/2025 às 14:53.Atualizado em 26/11/2025 às 19:12.
Parlamentares criticaram ausência do secretário Rossieli Soares e renovaram sua convocação (Guilherme Bergamini/ALMG)
Parlamentares criticaram ausência do secretário Rossieli Soares e renovaram sua convocação (Guilherme Bergamini/ALMG)

Durante audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (26), deputados criticaram o ‘aulão’ sobre Inteligência Artificial (IA) promovido pelo Governo Zema no Mineirão na última quarta (19). O evento terminou em briga generalizada, com agressões entre os alunos, garrafas de água sendo arremessadas e gritos de incentivo à pancadaria - em alguns vídeos é possível ouvir o coro dos alunos dizendo: “uh, vai morrer”. 

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva, foi convocado para a reunião, mas não compareceu. Por meio de um ofício, ele solicitou que a audiência fosse marcada para nova data e justificou a ausência em função de compromissos previamente agendados em São Paulo. Uma nova convocação deve ser feita.

Durante a reunião desta quarta, os parlamentares destacaram erros que consideraram graves na organização do evento. A ausência da Polícia Militar na segurança, que foi realizada por vigilantes privados, foi um dos problemas apontados. Além disso, a incitação à rivalidade entre estudantes torcedores do Atlético e do Cruzeiro pelo apresentador do evento foi criticada.

“Era uma tragédia anunciada”, disse a deputada Lohanna (PV). Ela afirmou ter sido procurada por educadores que disseram ter alertado previamente a secretaria sobre os riscos do evento proposto. A deputada Beatriz Cerqueira (PT) completou dizendo que, uma semana antes do “aulão”, foi enviado pela comissão um pedido de informação sobre o planejamento do evento, mas este nunca foi respondido.

Presidente da comissão, Beatriz Cerqueira afirmou ainda que apresentou uma denúncia ao Ministério Público Estadual, por meio da 23ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, solicitando instauração de procedimento investigatório para apurar a efetiva responsabilidade dos agentes envolvidos, sejam eles públicos ou não, na organização do "aulão" de IA.

O que diz a Secretaria de Educação

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) disse repudiar qualquer ato de violência ou desrespeito.

Segundo a pasta, o episódio foi controlado por bombeiros civis e seguranças contratados. A Polícia Militar também foi acionada.

A Secretaria afirma que “a maior parte dos estudantes e professores permaneceram em seus lugares" e alega ter adotado todas as medidas de segurança "imediatamente".

Conforme o posicionamento, os alunos envolvidos receberam atendimento individualizado e contarão com acompanhamento do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE), formado por psicólogos e assistentes sociais especializados em apoio psicossocial e em ações educativas de prevenção à violência, ao bullying e a outras violações.

"A Secretaria instaurará processo interno de investigação para identificar as devidas responsabilidades do ocorrido".

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por