Câmara Municipal

Servidores municipais realizam protesto contra reforma da previdência proposta pela PBH

Jader Xavier
@ojaderxavierjsbarbosa@hojeemdia.com.br
16/11/2022 às 14:25.
Atualizado em 16/11/2022 às 14:31
 (Reprodução / Redes sociais)

(Reprodução / Redes sociais)

Servidores municipais de Belo Horizonte realizam nesta quarta-feira (16) um protesto contra as mudanças previstas na reforma da previdência proposta pela Prefeitura. Há mobilização de trabalhadores da educação e de médicos concursados.

O protesto acontece nesta tarde, durante audiência pública na Câmara Municipal (CMBH), onde tramitam os textos que propõem a mudança da previdência dos servidores municipais.

Ao menos três sindicatos estão ligados á manifestação: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH (Sind-Rede/BH) e Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG).

A reforma
As mudanças no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores municipais efetivos estão previstas no Projeto de Lei (PL) 434/2022 e na Proposta de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) 5/2022. A categoria afirma que a PBH não convocou os servidores para discutir as alterações.

Sindicatos alegam que a reforma previdenciária de BH é ainda mais rígida do que as proposições do Estado e, até mesmo, do Governo Federal. Entre os problemas apontados nas propostas estão o aumento de tempo para aposentadoria e redução de benefícios.

A audiência pública desta quarta-feira (16) é realizada pela Comissão de Administração Pública da CMBH. “Sou contra qualquer retirada de direitos dos trabalhadores e acredito que um maior diálogo com a população e os trabalhadores sobre o assunto é fundamental”, disse a presidente da comissão, vereadora Iza Lourença (Psol).

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por