Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

PL X PT

Sobretaxa dos EUA a exportações brasileiras provoca embate entre deputados na ALMG

Decisão do presidente Donald Trump gerou críticas e provocações entre parlamentares do PL e do PT em plenário

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/07/2025 às 18:10.Atualizado em 10/07/2025 às 18:34.

A imposição da sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos gerou reação entre deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O assunto dominou parte da reunião plenária desta quinta-feira (10), com discursos acalorados e troca de críticas entre parlamentares.

O deputado Caporezzo (PL) leu trechos de uma carta enviada pelo presidente americano Donald Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual o republicano contesta o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal e anuncia a medida tarifária como forma de represália.

“A tributação de 50% é uma sanção extremamente pesada e coloca em xeque a capacidade do governo brasileiro resolver esse problema. Qual será a resposta? O Brasil vai se valer da reciprocidade? Então nós estamos perdidos”, afirmou o parlamentar, que classificou a política internacional do governo Lula como “a mais fracassada da história do Brasil”.

A deputada Amanda Teixeira Dias (PL) também se manifestou. “Lula quer peitar Trump. Seria como um pinscher latir para um pit bull”, disse, usando uma metáfora com raças de cães para criticar o presidente brasileiro.

Na bancada do PT, o deputado Doutor Jean Freire saiu em defesa do governo federal e rebateu as críticas. “O mundo inteiro está chocado com essa vergonhosa carta enviada por Trump ao presidente Lula”, afirmou. Para ele, a mensagem representa uma ameaça à soberania do país. “Nenhum governo do mundo tem autoridade para interferir nas questões brasileiras.”

Freire também responsabilizou o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro pela articulação com o ex-presidente americano. Ele lembrou que o filho do ex-presidente celebrou a medida em suas redes sociais. “Enquanto o presidente Lula quer taxar as grandes fortunas, o filho do Bolsonaro está querendo taxar o Brasil”, disse.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por