
O Governador de Minas, Romeu Zema (Novo), criticou a condução do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da tentativa de golpe de Estado, que tem o ministro Alexandre de Mores na relatoria do inquérito. Para o mineiro, a Suprema Corte tem feito "uma encenação".
A afirmação foi feita nesta sexta-feira (8), durante entrevista à Globo News. Ao comentar a guerra comercial entre Brasil e Estados Unidos, devido à tarifa extra imposta pelo presidente Donald Trump, Zema atribuiu parte do atual momento ao "trabalho" feito pelo STF.
"O STF está fazendo toda uma encenação. Me digam em qual lugar do mundo alguém foi condenado a 17 anos por sentar em uma cadeira? Me digam quem foi condenado a 12 anos por um batom", disse o governador mineiro, que foi advertido pelos jornalistas da emissora de que as condenações se devem à tentativa de golpe de Estado, e não aos atos isolados.
O gestor mineiro - que vai se lançar candidato à presidência da República na semana que vem - também tentou atribuir a responsabilidade sobre o tarifaço a Lula, por supostas "ironias" e "provocações" dirigidas a Donald Trump. A taxação extra sobre produtos brasileiros exportados aos EUA está em vigor desde 6 de agosto, e chega a 50%.