Logotipo Hoje em Dia

Redação: (31) 3253-2207

Terça-Feira,30 de Abril

STF pede que PGR se manifeste sobre divulgação de delações sigilosas da Odebrecht

Estadão Conteúdo
27/02/2018 às 17:01.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:36

(Antonio Cruz/Agência Brasil)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pedir que a Procuradoria-Geral da República (PGR) informe que procedimentos tem adotado para apurar a divulgação na imprensa de informações de acordos de colaboração premiados sigilosos firmados entre executivos e ex-executivos da Odebrecht e a Procuradoria.

Ao analisarem uma petição da Odebrecht, os ministros da Segunda Turma suspenderam o julgamento e converteram em diligência para colher a manifestação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, sobre se há apurações em andamento na PGR e qual o estágio delas.

A petição da Odebrecht, assinada pelo advogado Rodrigo Mudrovitsch, foi apresentada ao Supremo em outubro. A empresa pedia "a adoção de medidas cabíveis para elucidação desses fatos, com a identificação dos responsáveis pelos vazamentos de informações sigilosas, a efetiva punição deles e, ainda, a adoção de todas as medidas necessárias para que situações de tal jaez não se repitam".

Em decisão anterior, o ministro Fachin encaminhou o caso à PGR para que fossem tomadas providências de investigação sobre os vazamentos alegados, mas não determinou que o Supremo acompanhasse o caso. A Odebrecht pediu que o Supremo supervisione as apurações, e não simplesmente atribua à PGR essa tarefa, de forma que a Procuradoria fosse obrigada a ir informando das providências tomadas no andamento das investigações sobre divulgação de conteúdo sigiloso.

A Odebrecht afirma que houve violação de sigilo sobre acordos de colaboração premiada de executivos e ex-executivos que estavam em segredo de justiça porque envolviam agentes públicos de países estrangeiros. Havia um acordo entre alguns delatores e a PGR para não divulgação de trechos envolvendo fatos no exterior - "garantias essenciais aos colaboradores para que os benefícios auferidos no Brasil não se tornassem inócuos no exterior", segundo a Odebrecht.

Na sessão desta terça-feira, 27, em julgamento na turma, o ministro Gilmar Mendes destacou que a PGR já havia pedido para obter vista dos autos da petição. "É indispensável que a PGR preste esclarecimento sobre a ocorrência do alegado vazamento de informações e esclareça se há apuração em andamento (sobre vazamentos)", disse Mendes.

O ministro Ricardo Lewandowski afirmou que, quando houve a divulgação de informações do acordo de colaboração de Renato Pereira, marqueteiro de campanhas do PMDB do Rio de Janeiro, ele próprio determinou que um juiz instrutor analisasse a tramitação da apuração do que considera um vazamento. "Tal a gravidade dos vazamentos que coloca em cheque a própria credibilidade do STF", disse.

Dias Toffoli fez coro. "A imprensa muitas vezes recebia a petição antes mesmo do protocolo. Então quem está sendo desrespeitado é o STF", afirmou o ministro, que assumirá a presidência do STF em setembro.

Os advogados da Odebrecht consideraram positiva a decisão do STF. A avaliação é a de que o Supremo não deverá tolerar mais esse tipo de vazamento, o que reforçaria a importância do respeito aos termos do acordo.
Leia mais:
À PF, Lula nega envolvimento em suposta mesada da Odebrecht a Frei Chico
Polícia Federal cobrou Odebrecht por falta de arquivos do "sistema da propina"
Odebrecht entregou propina na casa da mãe de Jaques Wagner, diz PF
Perícia encontra 'evidências de destruição de dados' em sistemas da Odebrecht

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por