
A posse de Janaína Cardoso (União) como vereadora em Belo Horizonte foi adiada para essa sexta-feira (10). Ela é suplente do ex-vereador Léo Burguês, que renunciou nessa quarta-feira (8) para evitar um processo de cassação que poderia terminar com a perda de direitos políticos. O adiamento da posse de Janaína foi provocado por falta de documentos.
A futura vereadora é ex-esposa do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio. Entre os problemas que adiaram a cerimônia de posse, está o fato de que a futura vereadora não atualizou sua documentação e condição civil após a separação.
A posse está prevista para amanhã, às 14h30, mas Janaína tem 30 dias para assumir o cargo que está vago.
Com a entrada da nova vereadora, a Câmara Municipal de Belo Horizonte terá atravessado um período de intensa renovação na Casa. Além dos seis vereadores que deixaram o Legislativo municipal em fevereiro para assumir cargos de deputado estadual ou federal, ainda houve a substituição do vereador Walter Tosta, que faleceu no início de janeiro.
Com a renúncia de Léo Burguês, somam-se oito novos vereadores, quase 20% de renovação entre os 41 parlamentares que compõem a Câmara da capital.
Esse número ainda pode aumentar. O ex-vereador Carlos Henrique (Republicanos) protocolou um pedido para cassação do vereador Ciro Pereira (PTB) e acabou envolvendo o presidente da CMBH, vereador Gabriel Azevedo (Sem partido), denunciado por “prevaricação”. O pedido ainda será analisado e, se avançar, será mais um a deixar a Casa antes do fim do mandato.
Leia Mais: