'Abuso de poder'

Testemunha não comparece à CPI que investiga Kalil e vereador ameaça acionar a Justiça

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
16/03/2023 às 15:06.
Atualizado em 16/03/2023 às 15:40
 (Ernandes / CMBH)

(Ernandes / CMBH)

Pela segunda vez, o engenheiro Lucas Ribeiro Horta não compareceu à sessão da CPI do Abuso de Poder na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Os vereadores, que ficaram o esperando, querem esclarecer dúvidas sobre um processo, assinado pelo engenheiro, que isentou o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) de pagar Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de uma propriedade na capital. 

A ausência fez o presidente da Comissão, vereador Wesley Moreira (PP), informar que pode recorrer a "ferramentas" para garantir o testemunho. “Se ele não comparecer novamente temos ferramentas, que poderemos utilizar de maneira judicial, coercitiva, para ouvir o senhor Lucas, mais cedo ou mais tarde”, afirmou.

O profissional foi o responsável por assinar um documento da  Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) afirmando que não é possível confirmar os proprietários de um imóvel que chegou a pertencer à família de Kalil - e, por isso, não seria possível determinar responsabilidade pelo pagamento do IPTU.

A vereadora Fernanda Altoé (Novo) quer saber se o tratamento dado ao questionamento feito pela família de Kalil seria o mesmo dado aos moradores de Belo Horizonte que também questionam a cobrança de IPTU.

A reportagem tentou, junto à prefeitura de Belo Horizonte, estabelecer um contato com o engenheiro, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. A CPI também tem encontrado dificuldades de contactar o engenheiro e não confirma se ele ainda presta serviços para a administração municipal.

O ex-prefeito Alexandre Kalil não tem comentado os debates na CPI.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por