Trump anuncia tarifa de 100% sobre a China a partir de novembro
Presidente dos EUA diz que medida é resposta a restrições de exportação impostas por Pequim a partir de novembro
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta sexta-feira (10), que o país irá impor uma tarifa adicional de 100% sobre todos os produtos importados da China a partir de 1º de novembro - ou antes, “dependendo das ações chinesas”. A decisão foi publicada na rede social do presidente, a “Truth Social”.
A medida, segundo o republicano, é uma reação direta a uma decisão de Pequim de aplicar controles de exportação em larga escala sobre praticamente todos os bens fabricados no país. O comunicado elevou a tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo.
“Acabamos de saber que a China assumiu uma posição extraordinariamente agressiva em relação ao comércio, enviando uma carta extremamente hostil ao mundo, afirmando que, a partir de 1º de novembro de 2025, irá impor controles de exportação em grande escala sobre praticamente todos os produtos que fabrica, e até sobre alguns que nem produz”.
Na mensagem, o presidente norte-americano classificou a medida chinesa como “sem precedentes no comércio internacional e uma desgraça moral no trato com outras nações”.
O republicano acrescentou que o governo norte-americano também implementará controles de exportação sobre todos os softwares considerados críticos na mesma data.
Trump terminou o comunicado dizendo que a ação da China “é impossivel de acreditar, mas aconteceu”, e concluiu: “O resto é história”.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: