Após ligação

Trump diz que conversa com Lula sobre relações comerciais foi boa: 'gosto dele'

Os dois chefes de estado conversaram por telefone nesta terça-feira (2)

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/12/2025 às 17:51.Atualizado em 02/12/2025 às 21:04.
Os dois chefes de estado conversaram por telefone nesta terça-feira (2) (Ricardo Stuckert/PR)
Os dois chefes de estado conversaram por telefone nesta terça-feira (2) (Ricardo Stuckert/PR)

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou que “gosta” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que a conversa por telefone, nesta terça-feira (2), foi “muito boa”. Em coletiva de imprensa, o norte-americano disse que os dois conversaram sobre as tarifas sobre os produtos brasileiros.

A conversa entre os líderes durou 40 minutos. Conforme comunicado oficial do Palácio do Planalto, Trump disse a Lula que deseja “avançar rápido” nas negociações para retirada da sobretaxa de 40% imposta pelo governo norte-americano, que ainda vigora sobre 22% dos produtos brasileiros exportados aos EUA.

No início da imposição das tarifas, em agosto, 36% das vendas brasileiras ao mercado norte-americano estavam submetidas a alíquotas adicionais. Segundo Trump, a medida ocorreu em retaliação a decisões que prejudicariam as big techs estadunidenses e em resposta ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por liderar uma tentativa de golpe de Estado.

Em 20 de novembro, a Casa Branca anunciou a retirada de 238 produtos da lista do tarifaço, entre eles, café, chá, frutas tropicais e sucos de frutas, cacau e especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.

Na conversa com Trump nesta terça, Lula indicou que a decisão do governo estadunidense tinha sido muito positiva, mas destacou que “ainda há outros produtos tarifados que precisam ser discutidos entre os dois países”.

Lula também conversou com o presidente dos EUA sobre “a urgência” em reforçar a cooperação com os EUA no combate ao crime organizado internacional.

Segundo o Palácio do Planalto, Trump ressaltou “total disposição em trabalhar junto com o Brasil e disse que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar organizações criminosas”. Nenhum dos dois presidentes citou publicamente a questão dos EUA com a Venezuela.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por