Forças de Segurança e Educação

Tumulto de servidores estaduais faz ALMG encerrar reunião de prestação de contas do governo

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 19/06/2023 às 21:33.
 (Daniel Protzner / ALMG / Divulgação)

(Daniel Protzner / ALMG / Divulgação)

Após manifestação de servidores estaduais, a primeira reunião de prestação de contas do Governo de Minas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) precisou ser interrompida nesta segunda-feira (19).

Na reunião, que faz parte da iniciativa “Assembleia Fiscaliza”, de fiscalização das ações do Poder Executivo pela ALMG, falariam três secretários de Estado, mas apenas o primeiro, o secretário de Governo, Igor Eto, concluiu a apresentação. A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e o secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, não conseguiram fazer suas apresentações, devido ao ruído da manifestação.

Participaram do protesto, sobretudo, servidores das Forças de Segurança e da educação. Eles lotaram as galerias do Plenarinho IV para exigir o pagamento da recomposição salarial. O deputado Zé Guilherme (PP), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, que presidia a reunião, tentou por algumas vezes argumentar com os manifestantes. Ele e outros parlamentares governistas solicitaram aos servidores que fizessem silêncio durante a fala dos secretários, mas não tiveram sucesso.

O secretário Igor Eto fez a prestação de contas de sua pasta sob manifestação contrária. Na apresentação da secretária Luísa Barreto, o protesto subiu de volume e o deputado Zé Guilherme decidiu dar por encerrado o encontro, afirmando não haver condições de mantê-lo.

A ALMG deve realizar 13 reuniões de prestação de contas do governo estadual até 29 de junho. Participaram da reunião de abertura as comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária, de Participação Popular, de Administração Pública, de Desenvolvimento Econômico e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte.

(*) Com portal da ALMG.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por