
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29), às vésperas do segundo turno, mostra empate técnico entre os dois candidatos à Presidência da República. Lula (PT) tem 52% dos votos válidos e Bolsonaro, 48%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o que deixa os dois candidatos no limite dessa margem.
Nos votos totais, Lula possui 49% da preferência do eleitorado e, Bolsonaro, 45%. Brancos/nulos somam 4% e não sabem/não responderam são 2%.
O último levantamento antes da votação, que acontece neste domingo (30), foi feito nesta sexta-feira (28) e sábado, e os resultados referem-se à intenção de voto no momento das entrevistas.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Comparação
Em relação à pesquisa anterior, realizada na quinta-feira (27), Lula caiu um ponto (de 53% para 52%) e Bolsonaro subiu um (tinha 47% e passou para 48%).
Nos votos totais, que incluem brancos, nulos e indecisos, Lula tem 49% (mesmo da pesquisa anterior) e Bolsonaro está com 45% (tinha 44% no levantamento anterior).
Brancos e nulos somam 4% (eram 5%) e não sabem ou não responderam se manteve em 2%.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, Lula aparece com 48% e Bolsonaro com 43%. Brancos e nulos somaram 4%; e outros 6% disseram que não sabem em quem votar.
O Datafolha entrevistou 8.308 pessoas, em 253 municípios, nos dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-08297/2022.
Leia Mais: