
Na manhã deste domingo (2), às 7h, antes que os eleitores pudessem acessar os locais de votação, 10 urnas eletrônicas que serão utilizadas nestas eleições passaram pelo teste que garante a autenticidade do sistema. Em Contagem, na região metropolitana, duas seções eleitorais foram escolhidas pela Justiça Eleitoral.
O teste funciona da seguinte forma: as urnas são ligadas e os dados da tela são conferidos, juntamente com o comprovante de carga. Em seguida, o equipamento passa pela verificação de um programa, atestando e validando as assinaturas digitais, que são a comprovação de que o número do candidato corresponde realmente ao candidato que o eleitor deseja.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), todas as 10 urnas passaram pelo teste e os dados são encaminhados para o Tribunal Superior Eleitoral, para que elas sejam aprovadas, ou não. Caso não sejam aprovadas, elas são descartadas e substituídas por urna reserva.
Em todas as eleições, este teste é realizado. Luiz Cláudio, chefe de cartório da 93ª Zona Eleitoral, em Contagem, destaca que a realização destes testes garante a segurança da urna eletrônica.
“Ele é importante para mostrar a transparência do processo eleitoral. A urna é sorteada de forma aleatória e todos os programas dela são verificados na presença de autoridades. Então, para demonstrar que os programas que se encontram são os mesmos assinados e lacrados pelo TSE”, explicou.
As eleições ocorrem neste domingo, em toda Minas Gerais. Os eleitores podem comparecer às zonas eleitorais das 8h às 17h.
Leia mais