Eleições 2022

Vanessa Portugal do PSTU é entrevistada ao vivo pelo Hoje em Dia nesta segunda

Da Redação
Portal@hojeemdia.com.br
07/08/2022 às 16:34.
Atualizado em 07/08/2022 às 16:35
Vanessa Portugal, candidata do PSTU à sucessão do Governo de Minas, é a quarta convidada para a série especial de entrevistas promovida pelo Jornal Hoje em Dia (Vanessa Portugal / Divulgação)

Vanessa Portugal, candidata do PSTU à sucessão do Governo de Minas, é a quarta convidada para a série especial de entrevistas promovida pelo Jornal Hoje em Dia (Vanessa Portugal / Divulgação)

Vanessa Portugal, candidata do Partido Socialista Dos Trabalhadores Unificado (PSTU) ao governo de Minas, é a convidada desta segunda-feira (8) para a série de entrevistas especiais promovidas pelo Jornal Hoje em Dia.

O partido entra no pleito de 2022 com a chapa completa, tendo o metalúrgico Jordano Carvalho como vice de Vanessa e a professora Dirlene Marques como candidata ao Senado. O PSTU também tem 6 candidatos à Câmara Federal e outros 6 irão disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O Partido Socialista Dos Trabalhadores Unificado é o único legalizado na chapa. Mas abriga vários grupos do polo revolucionário socialista, que não são militantes do PSTU, mas têm uma “filiação democrática”, segundo Vanessa. 

Nesta eleição, ela afirma que o partido tem o objetivo de apresentar uma alternativa de programa para o conjunto do povo pobre e da classe trabalhadora que se contraponha à falsa polaridade política entre Zema e Kalil.

Durante 30 minutos, Vanessa Portugal irá apresentar suas propostas para as áreas de educação, saúde, moradia e vai falar sobre o combate às opressões, que são partes centrais do programa do partido. 

Ela irá responder a perguntas do mediador e colunista do Hoje em Dia, o jornalista Carlos Lindenberg, e de internautas que poderão enviar mensagens pelas redes sociais do Hoje em Dia, que irão transmitir a entrevista ao vivo, a partir das 14h30.

Vanessa Portugal é dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH). Esta é a terceira vez que disputa o poder Executivo estadual. Em 2006, Aécio Neves (PSDB) foi eleito governador, ela ficou em terceiro lugar; quatro anos depois, terminou em quinto. 

Ela também já disputou as eleições para a Prefeitura de Belo Horizonte em  2004, 2008, 2012 e 2016. Em 2018, foi candidata ao Senado e, nas eleições de 2020, concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte. 

Em sua plataforma de governo, Vanessa Portugal destaca que o centro do programa do PSTU propõe uma inversão de prioridades. E que defende a "estatização completa das matrizes econômicas do Estado” para atender as necessidades básicas da maioria da população que precisa do trabalho para sobreviver, em “especial a mineração e o agronegócio”.

Além disso, caso seja eleita, sua gestão pretende “romper com a lógica do regime de recuperação fiscal, que representará um apagão social”.

Vanessa Portugal é a quarta entrevistada na série especial do Hoje em Dia, que é transmitida ao vivo nas redes sociais do Hoje em dia, no Instagram, no Twitter e no Facebook e também pelo Canal Universitário no cantal 12 da NET.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por