Renovação

Veja quem são os seis novos vereadores de BH que assumem vaga na Câmara Municipal nesta quarta

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
31/01/2023 às 16:17.
Atualizado em 31/01/2023 às 16:31
Bruno Pedralva (PT), Cida Falabella (Psol), Loíde Gonçalves (Podemos), Maninho Félix (PSD), Uner Augusto (PSD), Wagner Ferreira (PDT) (CMBH)

Bruno Pedralva (PT), Cida Falabella (Psol), Loíde Gonçalves (Podemos), Maninho Félix (PSD), Uner Augusto (PSD), Wagner Ferreira (PDT) (CMBH)

Seis novos vereadores tomarão posse na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) nesta quarta-feira (1º). Os novos parlamentares assumem as cadeiras em substituição aos vereadores que participaram das eleições em 2022 e que, agora, vão assumir cargos de deputado estadual e federal.

A posse dos suplentes ocorrerá a partir das 14h30, na sede da CMBH. Os seis vão se juntar ao vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL), que assumiu a vaga do vereador Walter Tosta, que faleceu em 8 de janeiro. A renovação no Legislativo Municipal chega a quase 20% em relação aos 41 parlamentares que compõem a Casa. 

Veja quem chega e quem sai na Câmara de Belo Horizonte:

Sai Nely Aquino, entra Loíde Gonçalves
A ex-presidente da CMBH teve seu mandato marcado por polêmicas e disputas travadas com o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD). Nesta quarta, Nely (PP) deixa o cargo de vereadora para assumir um lugar na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). No lugar dela entra Loíde Gonçalves (Podemos), advogada, com base eleitoral no bairro Tupi, na região Norte da capital, onde funciona o projeto social criado por ela, o Instituto Maria da Conceição (Imac).

Sai Bella Gonçalves, entra Cida Falabella
Na bancada do Psol, a vereadora Cida Falabella volta a ocupar um lugar no Legislativo Municipal. Ela assumirá a vaga deixada por Bella Gonçalves, que será empossada deputada estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A nova vereadora é formada em História e conhecida ativista do movimento artístico e cultural de BH. Ela fará a segunda passagem pela CMBH.

Sai Nikolas Ferreira, entra Uner Augusto
Candidato a deputado federal mais votado do Brasil em 2022, Nikolas Ferreira (PL) vai assumir seu cargo em Brasília nesta quarta e, em seu lugar na Câmara Municipal de BH, entra Uner Augusto (PRTB). O novo vereador é advogado e alinhado com as pautas conservadoras que marcam o discurso de seu antecessor. Uner se diz "político católico conservador" e assume o primeiro mandato na CMBH.

Sai Duda Salabert, entra Wagner Ferreira
No PDT, a vereadora Duda Salabert deixa o cargo para assumir a vaga de deputada federal em Brasília. Conhecida pela luta em defesa do público LGBT e pela igualdade de gênero, a vereadora será substituída por Wagner Ferreira. O novo parlamentar é oficial de justiça e diretor do Sindicato dos Servidores da Justiça (Sinjus). Morador da região de Venda Nova, Wagner tem o desafio de assumir seu primeiro mandato na Câmara no lugar de Duda Salabert, um dos rostos mais conhecidos do Legislativo Municipal.

Sai Bim da Ambulância, entra Maninho Félix
O polêmico vereador Bim da Ambulância (Avante), que já chegou a ser preso por pousar um helicóptero no meio de banhistas que estavam em uma praia de Guarapari, no Espírito Santo, e passou por um processo de cassação na CMBH, devido a publicações nas redes sociais, uma delas em que ele estaria fazendo racha em Vespasiano, terminou 2022 sendo premiado por seus eleitores com uma vaga na Assembleia Legislativa. No lugar dele na Câmara Municipal assume o vereador Maninho Félix (PSD). O novo parlamentar é advogado e está retornando ao Legislativo da capital para seu segundo mandato.

Sai Macaé Evaristo, entra Bruno Pedralva
No PT, a vereadora Macaé Evaristo deixa a Câmara de BH. Ela é conhecida pelo trabalho na área da Educação e em defesa dos direitos da população negra. Ex-secretária estadual de Educação, agora assumirá uma vaga de deputada estadual na ALMG. No lugar de Macaé entra o vereador Bruno Pedralva, também do PT. O novo parlamentar é médico, engajado na luta popular e em defesa do SUS. Ele assume o cargo com a promessa de fazer um mandato popular envolvendo vários movimentos sociais da capital.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por