Vereadores de BH aprovam fim do voto secreto na Câmara

Do Portal HD
03/07/2012 às 16:27.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:17
 (Carlos Rhienck/Arquivo)

(Carlos Rhienck/Arquivo)

  Depois de muita pressão popular que rendeu até bate-boca entre eleitores e a vereadora Maria Lúcia Scarpelli (PCB), que pediu aos colegas o esvaziamento do quórum no primeiro turno, a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou nesta terça, em segundo turno, o fim do voto secreto. A Proposta de Emenda à Lei Orgânica 15/2012 foi aprovada por unanimidade pelos 39 parlamentares presentes à sessão.
    Até então, o expediente era usado nas votações de cassações de mandatos - o que nunca ocorreu - e na análise de vetos do prefeito. O texto tramitou por cinco meses na Casa e sua aprovação é uma tentativa dos parlamentares de limpar a imagem do Legislativo, bastante desgastada principalmente após a aprovação, na última sessão ordinária do ano passado, de um aumento de mais de 61% nos próprios salários - vetado pelo Executivo depois de diversas manifestações nas ruas da capital.
    Dos 853 municípios de Minas, apenas outros cinco acabaram com os votos secretos de vereadores: Uberlândia, no Triângulo Mineiro; Patos de Minas, no Alto Paranaíba; Timóteo, no Vale do Rio Doce; e Ipatinga e Coronel Fabriciano, no Vale do Aço mineiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por