Comissão de Assuntos Econômicos

VÍDEO: senador fala sobre macaco ao comentar caso de racismo do jogador Vinícius Júnior

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
23/05/2023 às 18:26.
Atualizado em 23/05/2023 às 18:26

Durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira (23), o senador Magno Malta (PL-ES) questionou as cobranças por Justiça e respeito em favor do jogador brasileiro Vinícius Júnior, vítima de atos racistas em uma partida do Campeonato Espanhol de futebol. Na CAE, o parlamentar questionou: "Cadê os defensores da causa animal que não defendem o macaco? O macaco está exposto. Veja a hipocrisia”.

Ao levar o tema para a pauta da comissão, o senador Angelo Coronel, presidente da CAE, falou que gostaria de prestar solidariedade em nome dele e de toda a Casa Legislativa ao jogador do Real Madrid. Após a declaração do Coronel, Malta fez seu discurso, questionando a cobertura da mídia em relação ao caso.

“Sabe o que é mais triste para mim? É que as emissoras ficam com esse assunto desde ontem reverberando, revitimizando ele, porque o assunto dá Ibope, para eles ganharem mais patrocinadores. É uma descaração isso”, comentou o senador capixaba.

Em seguida, ele fez o comentário polêmico, sobre a ausência de defensores da causa animal no debate do caso de Vini Jr. "O macaco é inteligente, é bem pertinho do homem. A única diferença é o rabo. Ágil, valente, alegre, tudo o que você pode imaginar, ele tem", disse Magno Malta.

Durante essa fala, ele ainda classificou a situação como uma “revitimização” do jogador brasileiro: “Esses caras ficam insistindo nesse negócio de macaco, aí daqui a pouco a associação de defesa dos animais, que não tomou a defesa, fica revitimizando o Vinícius”.

Os ataques racistas contra o brasileiro chamaram mais uma vez a atenção do mundo nesse domingo (21). O jogador foi atacado pela torcida do Valencia durante uma partida do Campeonato Espanhol. O clube anunciou que vai banir os torcedores que participaram do ato.

Vini jr se posicionou nas redes sociais e compartilhou um vídeo que comprova ataques racistas que sofreu em diversas ocasiões.

Em post no instagram, o craque brasileiro mostrou imagens em várias regiões, estádios e clubes da Espanha, como Valladollid, Valencia, Mallorca, Barcelona e Atlético de Madrid. Os insultos vão de cânticos de “macaco” e sons ou gestos do animal até ameaças de morte, como a torcida do Barça cantando “Vinicius, morra”. Ele exibiu ainda o ato de apoiadores do Atlético que penduraram um boneco em um viaduto, como se estivesse enforcado, e vestindo a camisa do brasileiro.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por