
A busca por novos investimentos para Minas levará uma comitiva do Governo de Minas à Europa a partir deste sábado (11). A confirmação da viagem foi dada pelo governador Romeu Zema (Novo) nas redes sociais, após encontro com o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo.
A agenda oficial começa na segunda-feira (13) e se estenderá pelos próximos 15 dias. A comitiva do governo vai percorrer Bélgica, França e Itália para atrair investimentos, buscar oportunidades de cooperação, consolidar relações bilaterais e conhecer novas estratégias para o desenvolvimento sustentável.
Acompanham o governador: a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, o secretário adjunto da Casa Civil, Frederico Papatella, o presidente da Invest Minas, Rodrigo Tavares e o diretor de Atração de Investimentos da agência, Ronaldo Barquette.
Na Bélgica, décimo principal destino das exportações mineiras, a comitiva passa pela capital Bruxelas e pela Antuérpia, onde participa de reuniões com grupos empresariais e conhece instalações na área de comércio exterior, entre elas o porto da Antuérpia.
Na França, os representantes do Estado conhecem a bacia minerária de Nord-Pas-de-Calais, que já foi a principal do país e hoje é um exemplo de transformação pós-mineração. A comitiva também se reúne com representantes da Vinci, líder global em concessões, que assumiu as operações da Rota dos Cristais (BR-040).
Já na Itália, os representantes do Governo de Minas passam por Veneza, Roma e Milão, onde discutem parcerias estratégicas e participam de encontros empresariais. Esta será a segunda passagem do governador pelo país, que já é o principal destino das exportações mineiras desde 2019.
Esta será a terceira missão internacional conduzida pelo Executivo mineiro em 2025. Em maio, a comitiva esteve em El Salvador para conhecer estratégias de segurança pública e, em junho, na China e no Japão, onde garantiu mais de R$ 300 milhões em investimentos.
* Com informações da Agência Minas
Leia mais: