A tradicionalíssima Indian não é apenas uma das marcas que fizeram parte da história americana sobre duas rodas. Na verdade, ela é a própria história! A primeira fabricante de motocicletas americana.
Alguns anos após iniciada a produção das bicicletas “American Indian”, o fabricante George M. Hendee recebeu uma encomenda de um promotor de corridas de bicicletas, para que desenvolvesse um modelo motorizado capaz de acompanhar as corridas sem esforço.
Com o sucesso deste novo produto, em 1901 foi fundada a primeira fábrica de motocicletas “Indian”, na Worthington Street, em Springfield.
Em 1922, a marca lançou uma poderosa motocicleta com 1.000 cm³ batizada Indian Chief, um exagero para a época. Hoje o exagero é ainda maior! A Indian Chief Vintage atual, com o famoso motor “111” (111 polegadas cúbicas, ou seja 1.811 cm3), é muito mais forte que a secular antecessora.
Grande e opulenta para o deleite dos apaixonados, não é para os fracos, pesa 379 kg. Parado ou em manobras impulsionando com os pés, é preciso força nas pernas, por que se ela se inclinar demais será difícil evitar que caia. Andando o raciocínio é inverso. O guidão fica muito leve e ela se torna firme.
Mas a antiguidade fica só no visual. A engenharia é moderna, como se vê na instrumentação completa incluindo velocímetro, medidor de combustível, conta giros, temperatura ambiente, consumo médio, voltímetro, indicador de marchas, relógio, pressão de óleo, assim como em comodidades como controlador de velocidade, partida sem chave, luzes dianteiras suplementares e para-brisas removível com fixação rápida.
INDIAN CHIEF VINTAGE
O QUE É? Categoria “Custom”, com aptidão “Cruiser” para longas viagens.
ONDE É FEITA? Fabricada na planta de Manaus.
QUANTO CUSTA? R$ 89.990 na cor preta.
COMO ANDA? Motor 2 cilindros,com1.800cm3de cilindrada e musculoso torque de 16,5 mkgf.Ofabricante não divulga o desempenho, mas estima-se potência de 75 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e velocidade máxima de 200 km/h.
COM QUEM CONCORRE? A única concorrente direta é a Harley-Davidson Heritage Classic, que custa R$ 74.100. COMO BEBE? Em percurso cidade/estrada, média de 21 km/l
COMPORTAMENTO: Desde as baixas rotações, quando o motor é firme, muito forte e suave, ela vai crescendo de forma linear, extremamente dócil e com vibração surpreendentemente baixa paraum motor V2 tão grande. A suspensão é confortável e proporciona firmeza nas curvas.Ofreio com disco duplo na dianteira e simples na traseira temABS suave e eficiente. Em baixa velocidade o guidão é pesado. A embreagem não é das mais leves e a transmissão tem engates precisos
ACABAMENTO: Elogios para a impecável pintura, montagem e acabamento dos componentes, com destaque para o confortável assento e alforges em couro natural.
PONTOS POSITIVOS: CONFORTO, FORÇA, ESTILO
PONTOS NEGATIVOS: PESO, TAMANHO
A India Chief Vintage pode ser encontrada na Indian BH – (31) 3306-3000