Primavera no mar do Caribe

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
26/04/2015 às 11:12.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:46
 (IPT/Divulgação)

(IPT/Divulgação)

A introdução dos voos diretos entre Belo Horizonte e a Cidade do Panamá e também Miami, a partir do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, tornou mais fácil a vida dos mineiros que querem visitar o Caribe. E agora que o Hemisfério Norte está em plena primavera, é uma boa hora para viajar para uma das mais bonitas e badaladas regiões do planeta, famosa pelo mar de águas transparentes, animada vida noturna e boas compras.

O mineiro tem pelo menos duas boas opções para viajar mais rapidamente para o Caribe: pela Copa Airlines, indo de BH até a Cidade do Panamá, e de lá fazendo conexão ágil para praticamente todos os destinos caribenhos; ou indo para Miami, pela American Airlines, e fazendo a conexão lá.

O Panamá ainda não é o destino caribenho mais badalado entre os viajantes mineiros. Mas é apenas questão de tempo para que nossos turistas descubram as belezas deste país, banhado pelo Pacífico, em sua costa oeste, e pelo Mar do Caribe no lado leste.

A capital do país, a Cidade do Panamá, fica no lado do Pacífico. Mas a Zona Franca de Colón, famosa pelas ótimas oportunidades de compras mais baratas, fica no lado caribenho. Talvez por isso, seja a região de vida noturna mais animada do pequeno país, que encontrou no turismo uma ótima fonte de divisas, além, claro, do próprio Canal do Panamá, a faraônica obra de engenharia que custou milhares de vidas e muitos anos de trabalho para vencer a selva, as doenças tropicais e os acidentes geográficos aparentemente intransponíveis. Ainda hoje, o Canal é o maior gerador de divisas.

Paraíso de Colombo

Oficialmente, a América foi descoberta em 1492, quando o genovês Cristóvão Colombo e sua frota desembarcaram na República Dominicana.

Este país divide com o Haiti a ilha de Hispaniola, a segunda maior do Caribe (perdendo apenas para Cuba). Apenas uma outra ilha caribenha, St. Maarten, é compartilhada por duas nações.

A capital da República Dominicana é Santo Domingo, a primeira cidade fundada no continente americano. Aliás, tudo lá foi o “primeiro” das Américas: primeira igreja, primeira catedral, primeira rua, primeira missa.

Colombo visitou a ilha outras vezes, em suas idas e vindas entre a Europa e o Novo Mundo. A ilha foi governada, nos primeiros anos, pelo irmão do explorador, Bartolomeu, e também filho mais velho de Cristóvão, Diego, que foi quem morou no Alcázar de Colón, a imponente fortaleza em estilo hispânico construída no início do século XVI, em Santo Domingo.

Se Santo Domingo se notabiliza pelo turismo histórico, o restante da República Dominicana é famoso pelas belíssimas praias. Preciosidades como Punta Cana, Samaná, La Romana e a Isla Saona recebem turistas de todo o mundo em busca de cenários paradisíacos.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por