15 dicas de sucesso para pequenos negócios na Black Friday

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
23/11/2017 às 06:00.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:50
 (Pixabay/Uso livre)

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No ano passado, a Black Friday movimentou R$ 1,9 bilhões no Brasil, registrando um crescimento de 17% em relação a 2015. Para este ano, a expectativa é de um volume de vendas ainda maior. Para os consumidores, é uma oportunidade de adquirir produtos com preços convidativos, enquanto para os empresários, é um momento de limpar estoques e conquistar novos clientes.

E não só as grandes redes ganham com a data já consolidada no varejo brasileiro. Os pequenos empresários também podem ganhar muito. Confira dicas de sucesso para os pequenos negócios na Black Friday:

- Defina se a participação será virtual ou no ponto físico ou nos dois.

- Estabeleça o mix de produtos que serão ofertados.

- Cuidado para não ficar fora do ar em momentos de pico – converse com o seu fornecedor tecnológico.

- Os descontos irão gerar aumento de vendas, mas para garantir lucro neste evento é necessário negociar parcerias com fornecedores.

- Cuidado com os descontos para não prejudicar a saúde financeira da sua empresa, defina a viabilidade de participação no evento.

- Aproveite para queimar itens de menos giro.

- Defina a faixa de desconto que será oferecida para cada categoria de produtos.

- Não crie falsas promoções ou conceda descontos irrisórios.

- Aproveite esta data para aumentar a sua base de clientes, portanto não pense somente no lucro que este cliente pode gerar, pense no potencial deste cliente a longo prazo.

- Aproveite a mídia espontânea do evento.

- Treine a sua equipe de vendas para aceitar trocas de produtos comprados pelo e-commerce na loja física.

- A política de troca da loja deve ser clara e estar visível ais clientes.

- No e-commerce, lembre-se de que esta modalidade prevê, legalmente, 07 dias de arrependimento na aquisição do produto

- Cultive boas práticas e deixe o seu cliente satisfeito.

- Não ofereça prazos de entrega impossíveis, amplie o seu atual prazo de entrega para não deixar de cumprir o prometido.

 Fonte: Sebrae Minas

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