(Pixabay/Uso livre)
No ano passado, a Black Friday movimentou R$ 1,9 bilhões no Brasil, registrando um crescimento de 17% em relação a 2015. Para este ano, a expectativa é de um volume de vendas ainda maior. Para os consumidores, é uma oportunidade de adquirir produtos com preços convidativos, enquanto para os empresários, é um momento de limpar estoques e conquistar novos clientes.
E não só as grandes redes ganham com a data já consolidada no varejo brasileiro. Os pequenos empresários também podem ganhar muito. Confira dicas de sucesso para os pequenos negócios na Black Friday:
- Defina se a participação será virtual ou no ponto físico ou nos dois.
- Estabeleça o mix de produtos que serão ofertados.
- Cuidado para não ficar fora do ar em momentos de pico – converse com o seu fornecedor tecnológico.
- Os descontos irão gerar aumento de vendas, mas para garantir lucro neste evento é necessário negociar parcerias com fornecedores.
- Cuidado com os descontos para não prejudicar a saúde financeira da sua empresa, defina a viabilidade de participação no evento.
- Aproveite para queimar itens de menos giro.
- Defina a faixa de desconto que será oferecida para cada categoria de produtos.
- Não crie falsas promoções ou conceda descontos irrisórios.
- Aproveite esta data para aumentar a sua base de clientes, portanto não pense somente no lucro que este cliente pode gerar, pense no potencial deste cliente a longo prazo.
- Aproveite a mídia espontânea do evento.
- Treine a sua equipe de vendas para aceitar trocas de produtos comprados pelo e-commerce na loja física.
- A política de troca da loja deve ser clara e estar visível ais clientes.
- No e-commerce, lembre-se de que esta modalidade prevê, legalmente, 07 dias de arrependimento na aquisição do produto
- Cultive boas práticas e deixe o seu cliente satisfeito.
- Não ofereça prazos de entrega impossíveis, amplie o seu atual prazo de entrega para não deixar de cumprir o prometido.
Fonte: Sebrae Minas