7 dicas para evitar brigas nas redes sociais por causa de política

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
17/10/2018 às 12:26.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:17

Neste período eleitoral de posturas tão acirradas entre os eleitores, tem muita gente perdendo amigos e vivenciando brigas com familiares. Os ânimos estão inflamados e muitos internautas estão usando as redes sociais não só para argumentar sobre suas posições políticas, mas também partindo para palavras agressivas. Algo que pode influenciar profundamente não só as relações pessoais, mas também as profissionais. 

Para não passar uma impressão errada de intolerância no ambiente familiar, profissional ou de lazer, é importante ter alguns cuidados ao fazer postagens nas redes sociais ou divulgar informações no WhatsApp. Confira sete cuidados fundamentais para evitar brigas desnecessárias por causa de política:

1) Perceba que limites são necessários: é muito simples, no novo mundo online os valores devem ser os mesmos do mundo real. Muitos estão descobrindo essa realidade e acham que não existem leis, contudo, não é bem assim, por isso os cuidados devem ser similares aos que tomamos em nosso dia a dia, nos passeios, no trabalho ou em casa.

2) Foque no positivo: muitas pessoas debatem o problema dos outros, não seria melhor defender as qualidades do lado que defendem? O recomendável é valorizar e dar foco adequado ao que é positivo e evitar exposições desnecessárias.

3) Evite debates políticos mais tensos e brigas: emitir opiniões não tem problemas, contudo, em tempos de polarização, vemos muitas brigas e exposições desnecessárias, dificilmente mensagens em redes sociais mudarão opiniões de pessoas, muito pelo contrário, poderá ser vetor de ódio.

4) Respire fundo antes de responder: ao ver uma mensagem não precisa responder imediatamente, principalmente se estiver nervoso. Assim, não responda, pode até escrever o que pensa, mas deixe para enviar quando estiver mais calmo, releia antes de enviar. Na maioria das vezes perceberá que a resposta era desnecessária ou descabida.

5) Fuja da fake news: evite ser um replicador de informações falsas, nesta fase estão se multiplicando informações que não condizem com a verdade, assim cuidado ao enviar informações que recebe sem conferir fontes. E, se for curtir uma página ou participar de uma comunidade, pesquise antes, evite as que que incitem o ódio ou o preconceito.

6) Não faça para o outro o que não quer para você: antes de expor qualquer pessoa, pense bem: como se sentiria na posição do outro na hora que receber a mensagem? Se a pessoa te ofendeu, uma alternativa pode ser responder a mesma no particular, estabelecendo um limite na exposição.

7) Lembre-se, política passa: o momento político que passamos, mais cedo mais tarde, irá passar e teremos que nos adequar a uma realidade definida democraticamente. Assim, pense se vale a pena se desgastar com as pessoas por causa da política. Lembre-se, opiniões podem ser diferentes, sem interferir no afeto.

Fonte: Reinaldo Passadori, administrador de empresas com especialização em recursos humanos, especialista em Comunicação Verbal e CEO do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por