Liquidação: em efeito manada, lojistas de BH antecipam ações e dão até 70% de desconto

Tatiana Moraes
07/01/2019 às 22:10.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:55
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Antes mesmo de os shoppings iniciarem as liquidações oficiais de janeiro, os saldões “independentes” já estão a todo o vapor. Com descontos que chegam a 70%, as promoções são realizadas nas lojas físicas dos malls, no comércio de rua e até mesmo na internet. A intenção é abrir espaço para as novas coleções e ajudar a melhorar o caixa. 

“Essas liquidações atraem muitos consumidores e contribuem para aumentar a receita das lojas”, afirma o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva.

A antecipação foi uma espécie de “efeito manada”. De acordo com o representante do comércio, as grandes redes começaram as promoções e foram seguidas pelas demais. “As liquidações movimentam janeiro, um mês parado. E o fato de muitas lojas terem aderido é bom para o comércio em geral. Afinal, o consumidor sai de casa para comprar um produto e acaba entrando em outras lojas que estão em promoção”, justifica.

Especializada em cosméticos, perfumaria e cursos de maquiagem, a Contém 1g oferece descontos de até 70% em corretivos, base, pó compacto, primer, água micelar, colônia e outros. Conforme a franqueada da unidade Savassi, Brenda Borges, o movimento está forte. 

Na Alphabeto do Minas Shopping, os descontos são de 30%, mas chegarão a 50% a partir de 24 de janeiro. A loja vende roupas infantis. 
“Por enquanto, a coleção de outubro está em promoção, mas vamos colocar vários outros produtos de verão no saldão no fim do mês”, afirma a gerente Katia Regina Bolognani. Ela explica que o bota-fora é uma ótima oportunidade para manter os clientes fiéis e para apresentar a marcas a novos consumidores. “Muitos clientes passam o ano esperando as promoções”, explica. 

Tradicional loja de departamentos, a C&A dá descontos de até 60% em produtos selecionados. O mesmo desconto vale para a Renner. Na internet, a Americanas.com e o Shoptime vendem artigos com valores até 60% menores do que os praticados normalmente.

Entre 10 e 13 de janeiro, o BH Shopping, o DiamondMall e o Pátio Savassi realizam a Liquidação do Lápis Vermelho. Com descontos que chegam a 70%, os produtos em promoção serão divulgados no site dos centros de compras. 

“Assim, os clientes já podem chegar ao shopping sabendo o que querem e onde comprar”, diz Rodrigo Peres, gerente de Marketing e E-business da Multiplan.
No mesmo período, o Minas Shopping promove o Liquidays, com saldões de até 70%. Nos dias de promoção, das 14h às 20h, 100 vales-compras de R$ 50 serão distribuídos no mall, além de outros prêmios, que vão desde casquinhas de sorvete até eletrônicos. 

Com tantas atrações, o consumidor deve ficar atento para não levar mais do que consegue pagar.
“O apelo dos lojistas é muito forte. São placas mostrando descontos enormes e muitos produtos desejáveis. Mas o consumidor tem que colocar a mão na consciência antes de comprar. Do contrário, ele vai levar para casa algo que não precisa por um preço que não pode pagar”, alerta o gerente do Procon da Assembleia, Gilberto Dias de Souza. 

Ele afirma que é comum os comerciantes aumentarem o preço dos produtos antes das promoções, dando a entender que os descontos são maiores. Para driblar o artifício, Souza afirma que o consumidor deve lançar mão da tecnologia. 

“Alguns aplicativos e sites mostram como o preço de determinado produto se comporta na loja, por exemplo”, diz.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por