Alagoas - Viagem pelo reino das águas claras

Patrícia Santos Dumont - Do Hoje em Dia
20/06/2012 às 15:13.
Atualizado em 21/11/2021 às 22:58
 (DIVULGAÇÃO SETUR- AL)

(DIVULGAÇÃO SETUR- AL)

O oceano é cor de esmeralda, as praias fascinam pela beleza simples, mas incomum: areia clara, extensos coqueirais e um sol que brilha até mesmo no inverno. Se chover, não faz mal, em pouco tempo o céu claro ilumina novamente um dos mais belos cenários do litoral brasileiro. As praias de Alagoas, um dos estados mais ricos em história, folclore e gastronomia do país, encantam no primeiro olhar e proporcionam uma verdadeira viagem à ainda preservada natureza local, ambientes quase intocados.

 

No litoral norte, em direção ao vizinho estado de Pernambuco, pequenos lugarejos que guardam a incrível beleza de praias quase desertas. Em Maragogi, considerada o Caribe brasileiro, as características originais, como a extensa faixa litorânea desenhada por coqueiros e o incrível encontro do rio com o mar. Visitar as galés, pequenas piscinas naturais que se formam em meio ao oceano, é obrigatório. O passeio faz querer ir além, mas um único mergulho já faz valer a pena a viagem.
 


Em direção ao sul, rumo à capital Maceió, o verde do mar, ainda mais intenso, enche os olhos, encanta. Percorrer a orla de bugue faz o trajeto ficar ainda mais especial e lindo. Japaratinga e Porto de Pedras são paradas obrigatórias. Apresentam ao visitante pequenas curiosidades, como o projeto de resgate do peixe-boi.
 


Dizem que Alagoas tem o litoral mais bonito do nordeste. Experiência parcialmente comprovada, já que não conheço toda a costa nordestina. A origem do nome, Maçayó ou Maçaio-k, que significa “o que tapa o alagadiço”, vem da língua Tupi e, em nada faz lembrar o que é hoje a capital do estado, o segundo menor do país.
 


Uma mistura de belezas naturais ainda preservadas, história, civilização, uma pitada de modernidade – e até de abandono – fazem da cidade o destino certo de quem quer curtir de tudo um pouco.
 


A gastronomia é um sucesso à parte. Do sururu, o tradicional marisco alagoano, aos frutos do mar mais sofisticados e aos típicos pratos das culinária nordestina, a cozinha alagoana não deixa a desejar.
 


Nesta época do ano agora, outono e inverno, as temperaturas estão mais amenas, o que favorece os passeios a pé pelas avenidas à beira-mar. Para inaugurar a viagem, a dica é visitar a orla mais fotogênica da cidade – possivelmente do Nordeste –, a praia da Pajuçara, onde as jangadas enfileiradas esperam pelos turistas.
 


Como a maior estrutura hoteleira da cidade está ali, é também a praia mais próxima de boa parte dos turistas, onde fica a Feira de Artesanato da Pajuçara.
Mais à frente, a enseada ganha um belo coqueiral, na Ponta Verde, um dos bairros mais sofisticados.
 


Por ali, encontram-se as praias mais bacanas da cidade e o turista pode se sentir em casa, já que há um número grande de edifícios residenciais.
Quem for pegar praia e não quiser sair da cidade, é este o local ideal. Além de ter um visual bonito, este lado da Ponta Verde oferece sol até mais tarde, graças à sua orientação para o sul. Nas demais praias, os coqueiros fazem sombra e o dia acaba cedo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por