Com larga vantagem, Alex de Freitas (PSDB) tem 72% das intenções de votos válidos em Contagem, contra 28% do atual prefeito, Carlin Moura (PCdoB). É o que aponta pesquisa exclusiva do Instituto Quaest, encomendada pelo jornal Hoje em Dia e divulgada nesta quinta-feira.


A vantagem do tucano é significativa a poucos dias das eleições. Considerando-se os votos brancos e nulos, Alex de Freitas tem 55% das intenções de voto, contra 21% de Carlin Moura. Brancos e nulos somam 16%, e 8% dos eleitores não souberam responder.


A vantagem do tucano é proporcional quando analisados o sexo dos eleitores. Entre eleitores do sexo masculino, Alex tem 58% das intenções de voto, contra 23% de Carlin. Entre os do sexo feminino, Alex aparece com 52% contra 19% do atual prefeito.


Alex também tem mais de 50% das intenções de voto quando analisados os diferentes níveis de escolaridade do eleitorado, e ainda possui vantagem nos diferentes níveis de renda. Entre eleitores com até dois salários mínimos, o tucano possui 46% das intenções de voto e chega a 64% entre os com mais de cinco salários.

Já Carlin Moura tem 27% entre os mais pobres e 16% entre os com maior renda.

A pesquisa do Instituto Quaest foi aplicada entre o domingo e  terça-feira, com uma amostragem de 800 eleitores, e registrada no TSE com o número MG 01071/2016. A margem de erro é de 3,5 pontos. O levantamento chegou a ser embargado pela Justiça Eleitoral, após questionamento da coligação de Carlin. Porém, por meio do mandado de segurança de número 695-26.2016.6.13.0000, o juiz Paulo Abrantes proferiu decisão liminar possibilitando a veiculação da pesquisa.