Alexandre Kalil está matematicamente eleito

Bruno Moreno e Liziane Lopes
Hoje em Dia - Belo Horizonte
30/10/2016 às 16:28.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:27
 (Wesley Rodrigues)

(Wesley Rodrigues)

 Alexandre Kalil (PHS)  está eleito prefeito de Belo Horizonte.  Kalil acompanhou a apuração das eleições 2016 em casa, no Bairro de Lourdes, ao lado de membros da equipe de campanha e familiares.  Por volta das 18h30 o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PR) chegou ao apartamento. O parlamentar, que tem o Barreiro como reduto de votos, disputou o primeiro turno e declarou apoio a Kalil no segundo turno.

É a  primeira candidatura de Kalil. Em 2014, chegou a ser pré-candidato a deputado estadual  pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas desistiu no meio do caminho. Durante a campanha eleitoral deste ano para a Prefeitura de Belo Horizonte, adotou a estratégia de dizer que não é político e reforçou nos programas de televisão que pretende melhorar o que já está pronto. Em várias declarações à imprensa e na página no Facebook, afirmou que vai abrir a "caixa preta da BHTrans". Entre as propostas de campanha estão a presença de mais policiais nas ruas e a ampliação do número de Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) em articulação com creches conveniadas.

Kalil votou na manhã deste domingo (30), na Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida como Colégio Estadual Central, no bairro Lourdes, região Centro-sul de Belo Horizonte. O candidato a prefeito chegou ao local por volta das 10h30, acompanhado da mulher Ana Luiza Moura.  "Nós apresentamos propostas sérias sobre os assentamentos, sobre a saúde, a educação em Belo Horizonte e vamos aguardar ansiosos o resultado a partir das 17h", disse Kalil, que encerrou a campanha do segundo turno empatado dentro da margem de erro com o candidato do PSDB, João Leite, de acordo com pesquisas do Ibope e Datafolha.

Campanha

Ao longo da campanha, foi muito criticado pelos adversários por dever Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e ter decretado falência de uma de suas empresas. Mesmo assim, terminou em segundo lugar no primeiro turno com 26,56%  dos votos, o que representa a decisão de 314.845 eleitores.

Durante o segundo turno, fez ataques ainda mais agressivos ao adversário direto, o candidato João Leite(PSDB), sempre associando a imagem do tucano à velha política do PSDB e do PT. Nos debates realizados por emissoras de TV,  Kalil ainda acusou o tucano de estar envolvido em irregularidades em Furnas, o que foi negado pelo adversário. Nas pesquisas, acabou passando João leite nas intenções de voto, ficando em primeiro lugar. E nessa última semana,  os dois candidatos ficaram empatados tecnicamente.

Como empresário, Alexandre Kalil seguiu a trajetória do pai, o ex-presidente do Atlético Mineiro, Elias Kalil. Alexandre foi presidente do Conselho Deliberativo e Diretor de Futebol do clube, além de presidente do Galo entre 2008 e 2014. Polêmico e sem papas na língua, ele foi muitas vezes criticado e outras tantas aclamado pela torcida atleticana.

Kalil chegou a cursar Engenharia Civil em Belo Horizonte até o quarto ano. Mas faltando um ano para concluir, deixou a faculdade e passou a se dedicar às obras. Na prática, acabou se especializando em infraestrutura rodoviária, urbana, civil e industrial, assumindo a Erkal Engenharia junto com o pai e o tio. Empresa que teve a falência decretada pela Justiça. Nascido no dia 25 de março de 1959, é pai de três filhos e ficou conhecido pela ligação que tem com o Clube Atlético Mineiro.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por