Alpine A110 S ganha potência e acelera mais rápido que o Cayman

Marcelo Ramos
19/06/2019 às 16:21.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:11
 (Alpine)

(Alpine)

A Renault levou mais de 20 anos para reativar a Alpine, marca fundada em 1954 por Jean Rédélé e que fez história com o A110, que utilizava mecânica Renault. O A110 teve uma variante nacional, o Willys Interlagos. Mas fato é que a marca voltou à ativa em 2017, justamente com uma releitura do A110. Agora, a marca francesa apresenta versão ainda mais apimentada para a linha 2020, o A110 S.

Se o modelo padrão já tinha se tornado um dos franceses mais legais de dirigir, a nova versão faz dele um carro capaz de competir em pé de igualdade com modelos como o Porsche 718 Cayman. E não é exagero.

O atual A110 é um carro bastante fiel ao modelo original, com conjunto mecânico montado em posição central traseira. Obviamente, a tração acontece no eixo posterior, o que lhe dá um comportamento arisco, digno de um esportivo de verdade. Trata-se de uma arquitetura bem parecida com cupê alemão, que também tem motor e transmissão instalados entre as rodas traseiras e os assentos. 

A unidade 1.8 turbo foi reajustada para entregar 292 cv e seu torque de 32 mkgf estão disponíveis entre 2.000 e 6.400 rpm, o que dá ao cupê fôlego total praticamente em qualquer regime. 

Apenas para comparar com o esportivo alemão, o 718 entrega 300 cv na versão com motor quatro cilindros boxer 2.0. São apenas 8 cv a mais. O torque do alemão também é maior: 38 mkgf. Segundo a Porsche, o Cayman acelera até 275 km/h, já o Alpine não passa de 260 km/h. 

Mas em termos de aceleração, o francesinho deixa o alemão para trás. Com apenas 1.114 quilos, o A110 S vai de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos, enquanto o 718 Cayman T (versão de peso aliviado) leva 5,3 segundos. Pode até ser mais rápido se for equipado com o kit Pack Sport Chrono, caindo para 4,7 segundos, mas mesmo assim inferior ao Alpine

A transmissão do francês recorre à caixa Getrag de sete marchas e dupla embreagem. No caso do Porsche, há opção de caixa PDK (automatizada) ou manual, de sete velocidades. Em termos de preço, ambos são parecidos. Na França, o A110 S custa 66.500 euros, enquanto o 718 Cayman T é vendido por 66.170 euros.

Ou seja, o A110 S é um carro extremamente ousado, e mostra que até mesmo uma marca de volume, como a Renault, pode ofuscar o brilho do mito alemão. 

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