Amor entre mãe e filha é alicerce da Depyl Action, rede de franquia de depilação

Ivana Andrade
iandrade@hojeemdia.com.br
19/05/2017 às 20:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:38

 A remoção de pelos indesejáveis sempre foi considerada dolorosa e até traumática por algumas pessoas. Esse foi um dos motivos que levou Glaci Van Straten, hoje com 70 anos, a dar os primeiros passos no segmento de depilação.

Em 1983, incentivada pelo avô, ela criou uma fórmula revolucionária de cera depilatória menos agressiva à pele, feita com ingredientes naturais. O produto – feito em casa e vendido em pequenos potes em salões de beleza, farmácias e supermercados –, logo virou sucesso no mercado.

Depois de muita persistência, a aposta seguinte veio em 1996, quando dona Glaci fundou a Depyl Action, em Santa Catarina, em sociedade com a filha Danyelle Van Straten, que acompanhou a trajetória empreendedora da mãe desde os sete anos.

Pioneira em rede de franquias no ramo de depilação no Brasil, a Depyl Action encerrou 2016 com faturamento de R$ 105 milhões, 8% a mais que em 2015. Para 2017, a expectativa é de alta de 12%, principalmente com oferta de novos serviços, como design de sobrancelha e fotodepilação, feita por meio de feixes de luz.

“Antes, o procedimento de depilação era desconfortável, feito nos fundos dos salões e representava só 5% dos negócios. Então, o sonho de minha mãe de criar um bom produto e um ambiente exclusivo, com qualidade, comodidade e higiene, foi realizado. Mas parecia tão improvável que até de louca ela foi chamada à época”, diz Danyelle, diretora executiva da Depyl.

Com 95 unidades no país e duas na Venezuela, a empresa abrirá mais 15 lojas até o final do ano. Desse total, oito negociações já foram fechadas. “Focaremos nas quatro capitais em que a Depyl Action não está presente e iremos ampliar a presença nas praças com muito potencial como São Paulo, Rio de Janeiro e BH, que terá mais uma unidade na avenida Prudente de Morais”, afirma Danyelle.

Ela acrescenta que a empresa também dará continuidade aos estudos de internacionalização da rede, com abertura de lojas fora do Brasil em 2018. A Depyl Action desembarcou em Belo Horizonte há 16 anos. “Quando chegamos aqui, tínhamos um escritório alugado e uma única funcionária, que hoje é gerente de desempenho de rede. Agora temos uma sede própria recém-inaugurada, com 600 metros quadrados e 25 funcionários”, conta. Os investimentos foram de R$ 5 milhões.

Em Minas, além de BH, com quatro unidades, há uma loja em Nova Lima e outra em Governador Valadares.
Apesar da maior parte dos clientes da Depyl ser formada por mulheres, a preocupação com bem-estar e beleza também passou a ser prioridade dos homens. Prova disso é que a depilação masculina representa 8% do faturamento da Depyl.

De acordo com a diretora, a empresa recruta colaboradas sem experiência em depilação e que passam por treinamento de três meses. “Minha mãe sempre focou nas pessoas. Ela me ensinou a preocupar com elas e não só com resultado financeiro”, diz.
Com investimentos a partir de R$ 300 mil, é possível se tornar um franqueado da rede. O retorno é estimado entre 24 e 48 meses.

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