Amorim chega à Bolívia para doar dois helicópteros para a luta contra as drogas

AFP
02/10/2012 às 21:58.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:45
Celso Amorim conversou com Andriy Yermak sobre cúpula pela paz
 (Elza fiuza/ABR)

Celso Amorim conversou com Andriy Yermak sobre cúpula pela paz (Elza fiuza/ABR)

LA PAZ - O ministro brasileiro de Defesa, Celso Amorim, chegará na quarta-feira (3) à cidade de Santa Cruz (leste), na Bolívia, para participar do ato de doação dos primeiros dois helicópteros H-1H, de um lote total de quatro aparelhos, para a luta contra as drogas, informou a embaixada do Brasil.

A cerimônia de entrega acontecerá na Base Aérea de Santa Cruz de la Sierra (El Trompillo) com a presença do presidente boliviano Evo Morales e do titular boliviano de Defesa, Rubén Saavedra. A embaixada brasileira precisa que a transferência dos helicópteros tem origem "na solicitação apresentada pelo presidente Evo Morales ao então presidente Lula, em reunião bilateral à margem da reunião da Unasul na Costa do Sauípe, em dezembro de 2008".

"A entrega dos helicópteros explicita o compromisso dos dois países em estreitar os laços de cooperação na área de defesa, com especial atenção à vigilância do espaço aéreo e ao combate aos que rompem os limites fronteiriços e ao narcotráfico".

Durante sua estadia na Bolívia, Amorim discutirá a abertura de novas áreas de cooperação bilateral em defesa e "fará anúncios sobre a revitalização de veículos blindados bolivianos e treinamento de pilotos de helicópteros", diz o documento. Bolívia e Brasil têm desenvolvido várias ações de cooperação em matéria de combate às drogas. Em julho passado, os países realizaram uma operação militar conjunta na zona fronteiriça, na qual participaram aeronaves de ambos os países.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por