Após encontro com bancada mineira, Picciani fica mais próximo da recondução à liderança do PMDB

Thiago Ricci
12/01/2016 às 17:50.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:59
 (Metícia Faria)

(Metícia Faria)

Uma reunião realizada em Brasília, na tarde desta terça-feira, com líderes do PMDB deixou o deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ) mais próximo da recondução à liderança do partido na Casa. A bancada mineira, principalmente através de Newton Cardoso Jr. (PMDB-MG), chegou a aparecer como favorita para herdar o posto hoje ocupado pelo congressista fluminense, mas se enfraqueceu com os últimos movimentos.

Após o encontro, ficou definido que o postulante à liderança do PMDB na Câmara dos Deputados precisará apenas da maioria simples. Chegou a ser especulado que um acordo firmado no ano passado indicava que o Picciani só poderia ser reeleito se conquistasse a preferência de dois terços dos deputados. Portanto, a nova definição fortalece o deputado governista.

A eleição, cujos votos serão secretos, deve ocorrer entre duas datas: 3 ou 17 de fevereiro. Outra dúvida foi esclarecida no encontro: suplentes em exercício poderão votar. Da reunião com Picciani participaram os mineiros Laudívio Carvalho, Leonardo Quintão e Newton Cardoso Jr. Os dois primeiros apareciam como oposicionistas ao governo federal - Quintão chegou a ser líder do PMDB em dezembro em uma manobra que, em menos de 20 dias, foi desfeita pelo Picciani. Já Newtinho é o favorito da bancada mineira para ocupar a liderança.
 
Acordo enfraquecido
Articulações internas do PMDB indicavam que o líder do partido neste ano sairia de Minas Gerais. No entanto, um movimento do governo federal, que deve culminar na posse da Secretaria de Aviação Civil pelo deputado federal Mauro Lopes, enfraqueceu os mineiros. Lopes se encontraria com o vice-presidente Michel Temer ainda nesta terça-feira, em encontro que poderia definir seu novo posto.
 
Oficialmente, no entanto, os deputados mineiros ainda não jogaram a toalha. "Vamos reunir a bancada mineira na semana que vem, quando devemos escolher um nome de consenso", afirmou Newton Cardoso Jr. "Essas definições não fortalecem nem enfraquecem ninguém. Teremos novo encontro com a bancada toda do PMDB na próxima semana e novas sugestões podem ser apresentadas", disse Laudívio Carvalho.
 
Além da mineira, participaram as bancadas do Rio Grande do Sul e do Paraná, principais oposicionistas à presidente Dilma Rousseff.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por