Após instabilidade, Banco Inter afirma que sistema já foi normalizado e falha não causou prejuízos

Juliana Baeta e Daniele Franco
17/06/2019 às 14:32.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:08
 (Reprodução/Street View)

(Reprodução/Street View)

Após registrar instabilidade em seu sistema na manhã desta segunda-feira (17), o Banco Inter informou que todos os acessos e visualizações já foram normalizados. Segundo a nota enviada pelo banco virtual à imprensa, o fato consistiu em uma instabilidade no sistema e a falha, que zerou os saldos na visualização, atingiu apenas uma pequena parcela de contas. Os acessos de todos os correntistas foram interrompidos para que as correções fossem feitas. O Banco Inter ressaltou que "o fato não representou prejuízos financeiros para nenhum correntista".

Vários usuários do banco digital acordaram na manhã desta segunda sem acesso ao sistema ou com saldos zerados e até negativos. Uma delas foi a contadora Ana Luiza Ribeiro, de 22 anos, que tentou realizar pagamentos pela plataforma nas primeiras horas do dia e não conseguiu. Na página do banco no Facebook, clientes também se manifestaram através de comentários. "Sumiu R$ 1.647 da minha conta, a atendente me diz que tem que aguardar 48hrs... Quero ver se a fatura do meu cartão de crédito vai esperar essas 48hrs sem me cobrar juros", disse um usuário. 

O site Downdetector, que monitora a tecnologia de diversas operadores e plataformas no Brasil, também atestou a falha no Banco Inter. As cidades mais afetadas foram São Paulo e Belo Horizonte.

Após a atualização enviada pela instituição, Ana Luiza tentou novamente e confirmou que o sistema havia voltado a funcionar. A contadora, apesar do susto, não chegou a registrar uma reclamação nos canais de atendimento e resolveu esperar mais um pouco até que a falha fosse sanada, o que, de fato, aconteceu. "Abri minha conta não faz muito tempo para fazer investimentos. Como eles não cobram taxas, eu uso o sistema para fazer transferências para as corretoras de investimentos, mas só coloco lá o dinheiro destinado a esse fim", explicou, comentando que ainda recebe por um banco tradicional porque tem um certo receio de deixar todo o seu dinheiro no Inter, que é totalmente digital. 

Números do banco

O Banco Inter é o antigo Banco Intermedium, criado em 1994, com sede em Belo Horizonte. Em 2015, a instituição deu início às operações como banco de varejo e, em 2017, adotou a marca Banco Inter. Em abril deste ano, o banco chegou a 2 milhões de correntistas, o que representa um crescimento de 38% em relação a dezembro do ano passado. 

O lucro líquido da empresa no primeiro trimestre de 2019 foi de R$ 12,1 milhões, um aumento de 15,7% em relação ao mesmo período de 2018. Além disso, a instituição bateu o recorde de abertura de contas nos três primeiros meses deste ano com a marca de 489 mil novas contas e 176 mil clientes ativos. 

O principal mote da plataforma é a não cobrança de tarifas para as transações e, segundo a instituição, isso já gerou R$ 1 bilhão de economia aos clientes. 

Nas lojas de aplicativos dos sistemas iOS e Android as avaliações da plataforma são positivas em sua maioria, com a média de 4,5 pontos, em um ranking de até 5 de pontuação. Só no primeiro trimestre deste ano, a plataforma contou com 55,8 milhões de acessos e teve mais de dois milhões de downloads no mesmo período. 

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