Os usuários da rede social Instagram no iOS tiveram uma surpresa na tarde desta quinta-feira (27). Repentinamente, a maneira de visualizar as fotografias e vídeos mudou para um método de transição horizontal. Após reclamações, no entanto, a empresa afirmou que a atualização se tratou de um 'acidente'. 

O Instagram, de propriedade do Facebook, acostumou os usuários a interagir com imagens pelo mecanismo de rolagem - o conteúdo surge e o usuário o maneja, de debaixo para cima. Funciona assim há oito anos. 

Porém, o hábito foi modificado pela rede social, sem aviso, nesta tarde. A transição mudou para o estilo do story, no qual o conteúdo é modificado horizontalmente em dispositivos iOS. Não houve relatos de alteração para aparelhos com sistema operacional Android. 

No Twitter, principal ferramenta-termômetro da internet, muitos usuários reclamaram da atualização. Em primeiro lugar no Trending Topics mundial (o ranking de assuntos mais discutidos no microblog) desta tarde, a hashtag #InstagramUpdate ('atualização do Instagram', em tradução livre) apresenta cerca de 35,5 mil tweets. No Brasil e em Belo Horizonte, #The Instagram surge com 383 mil publicações. 

Atualização?

Após a repercussão da alteração, o Instagram afirmou, em nota, que a atualização foi um "bug". No Twitter, Adam Mosseri, diretor do Instagram, pediu desculpas e afirmou que a mudança deveria ter sido um teste pequeno, que cresceu por acidente.