NOVA DELHI - Um apagão nesta segunda-feira (30) deixou 300 milhões de pessoas sem energia elétrica e, em alguns casos, sem água na Índia, o que provocou o caos no sistema de transporte urbano, principalmente na capital, Nova Délhi.

Esta é a pior avaria no sistema de energia elétrico na Índia em 11 anos, segundo as autoridades.

A rede elétrica do norte do país sofreu problemas durante a madrugada e foi parcialmente restaurada seis horas depois, anunciou o ministro da Energia, Sushilkumar Shinde.

Segundo os primeiros elementos da investigação, uma sobrecarga no sistema teria provocado vários cortes de fornecimento, segundo Shinde, que lamentou "um acidente, uma avaria".

O problema afetou todo o tráfego ferroviário na região, o metrô de Nova Délhi e os semáforos nas grandes cidades, o que gerou grandes engarrafamentos durante a manhã.

Os nove estados afetados são Nova Délhi, Pendjab, Haryana, Uttar Pradesh, Himachal Pradesh, Rajasthan, Jammu-y-Caxemira, Uttaranchal e Madhya Pradesh.

Em Nova Délhi, o metrô já voltou a funcionar, mas com apenas 25% da capacidade. "Esperamos um retorno à normalidade em algumas horas", disse o porta-voz do metrô, Anuj Dayal.