(Marcello Casa Jr. )
Os eleitores que precisam tirar a segunda via do título de eleitor visando o pleito que acontece este ano têm três opções para a emissão do do documento em Belo Horizonte. A emissão de certidões e a inscrição no programa de mesários também estão abertas, sendo que estas podem ser feitas pela internet.
O fechamento do cadastro no último dia 4 impede que os eleitores façam o cadastro das digitais para que seja identificado via biometria nessas eleições, já que segundo a legislação vigente o cadastro se encerra 150 dias antes da votação. Com isso, os locais temporários de atendimento à população deixam de funcionar, restando as três opções listadas abaixo.
- Central de Atendimento ao Eleitor em Lourdes (Av. do Contorno, 7.038)
- Central de Atendimento ao Eleitor no Barreiro (Rua Alcindo Vieira, 37)
- Central de Atendimento ao Eleitor em Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, 5020 – Mantiqueira)
Serviços
Caso o eleitor perca o seu título, ou este esteja danificado, dificultando a leitura das informações importantes, como zona e seção eleitorais, ele ainda pode pedir a segunda via, desde que não haja qualquer mudança nos dados do documento. Para isso, deve se dirigir ao cartório mais próximo de sua residência, portando um documento original com foto e o título, caso ainda o tenha. Vale lembrar que esse serviço não gera o cadastro biométrico e que não é obrigatório portar o título para votar, embora seja útil para uma melhor orientação do eleitor e do mesário.
A data limite para que o eleitor solicite a segunda via do seu título no cartório de sua inscrição é o dia 22 de setembro, dez dias antes das eleições (2 de outubro). Se for solicitar a segunda via fora de seu domicílio eleitoral, a data limite será o dia 3 de agosto.
Para se inscrever como mesário, o ideal é que o eleitor o faça o quanto antes, tendo em vista que o recrutamento por parte dos cartórios eleitorais terá início em breve.