Apesar de lojas abertas, comércio em Barão de Cocais tem queda de 50% nas vendas

A expectativa era de que o talude da mina Gongo Soco cedesse no fim de semana

Lucas Eduardo Soares
27/05/2019 às 12:45.
Atualizado em 05/09/2021 às 18:50
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Barão de Cocais - A segunda-feira (27) em Barão de Cocais, na região Central de Minas, é de lojas abertas, mas com mercado insatisfeito. Comerciantes da cidade, que tem convivido com o drama do risco de rompimento da Barragem Sul Superior, dizem que após as notícias de um possível desastre, as vendas despencaram em pelo menos 50%. A expectativa de órgãos de segurança e da Vale, responsável pela estrutura, era de que o talude da mina Gongo Soco cedesse no fim de semana. 

Em um ponto da cidade há mais de 25 anos, dona Albertina Moreira, de 69 anos, amarga com as vendas baixas de suas verduras, rosquinhas e biscoitos. Ansiosa com a retomada do movimento, a senhora diz que espera voltar a vender como antes. "Até pouco tempo eu conseguia aqui pelo menos R$ 300 ao dia. Hoje, infelizmente, nossas vendas têm sido de R$ 150, aproximadamente", diz.

A estimativa dos 50% a menos também foi observada pela vendedora Janaina Pires. A moradora do município, de 33 anos, trabalha em uma ótica no Centro da cidade. Mesmo com todos os vizinhos do comércio abertos, ela reclama da movimentação nas ruas. 

"Geralmente, no fim de mês, as vendas são baixas mesmo. Mas com esse alarde de que a barragem pode se romper e atingir a cidade, as pessoas nem saem de casa", protesta. De acordo com ela, tanto na semana passada quanto na manhã desta segunda-feira, metade dos clientes deixou de ir à loja. "Está pior do que a gente imaginava", diz.

Um gerente de uma loja, que vende desde brincos a capinhas de celulares, e que optou por não se identificar, corroborou com os números dados pelas outras comerciantes. "Percebo que diminuiu muito, mesmo. Não sei o que vai ser agora", desabafou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por