Com a ideia de espalhar bons fluidos e desejar o bem em tempos difíceis, um aplicativo promete movimentar as redes sociais nos próximos dias. Chamado de GodBlessYoo (Deus te abençoe, em inglês), o novo app foi criado na França e foi lançado há pouco no Brasil. 

Na prática, para “godblessear”, ou seja, abençoar alguém virtualmente, basta baixar o GodBlessYoo, de graça e disponível para Android e IOS. Depois,  tirar ou escolher uma foto da galeria e, em seguida, decidir qual sinal vai utilizar: uma cruz, um coração ou um peixe – ictus – símbolo dos cristãos. A partir daí, o aplicativo ensina, o caminho para que o usuário realize o simbolismo da benção. A foto ganha um brilho especial e um logotipo indicando que ela foi abençoada.

Depois, é só sair distribuindo as “e-bênçãos”. O compartilhamento da foto “godblesseada” (geolocalizada e certificada), pode ser feito por meio das redes sociais, MMS ou e-mail. A imagem pode ser, ainda, arquivada em uma BlessBox. "O objetivo do Godblessyoo é unir as pessoas, criar laços sociais por meio do envio de mensagens de amor, positivas e afetuosas”, explica o pai do projeto, o francês Sébastien Poncelet, de 40 anos. Segundo ele, outros sinais ainda estão sendo desenvolvidos para eventos especiais como fitas, filtros, paz e amor.

Preocupado em passar longe de estereótipos religiosos ultrapassados, Sébastien conta que trabalhou para criar um conceito diferente, moderno e aberto a todos os que desejam exercitar sua espiritualidade, praticantes ou não de uma religião. "Usar o Godblessyoo é simplesmente agradecer a Deus pelas alegrias simples da vida”, explica. 

App será apresentado ao Papa

Ex-gerente de comunicação em uma empresa francesa, Sébastien largou tudo para investir na ideia e acredita que seu aplicativo vai criar uma demanda, até então, inexistente nas redes sociais.  Por isso, ele quer apresentar o aplicativo ao Papa Francisco. Também está na lista de missões de Sébastien converter as bênçãos do aplicativo em ações humanitárias por meio de uma fundação que pretende criar.

Segundo Sébastien, além da França e do Brasil, o GodBlessYoo está sendo utilizado nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá e na Austrália.